Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL BUSCA INVESTIMENTOS PARA O ESTADO EM WASHINGTON

Em viagem, governador realizou dois encontros com o BID e foi orador principal em evento na Universidade Georgetown

Convidado para ser o orador principal da McCourt International Leader Speaker Series, em Washington, DC, o governador Fernando Pimentel (PT) realizou dois encontros no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13.

As agendas dão sequência às ações empreendidas pelo governo estadual de enfrentamento ao desequilíbrio fiscal e à crise que atinge os estados da Federação. 

Em Washington, o governador se reuniu com o presidente do BID, Luiz Alberto Moreno, com o vice-presidente de países, Alexandre Rosa, com o cônsul-sênior Artur Lacerda e com os diretores executivos pelo Brasil, Antônio Henrique da Silveira e Frederico G. Jayme Jr.

Nos encontros, Fernando Pimentel pleiteou R$ 1 bi para investimentos em infraestrutura e saneamento pela Copasa, no Norte de Minas, por meio do BID Investe. 

Foi discutida, ainda, a criação de um grupo de trabalho para estruturar projetos na área de segurança pública e educação, além de alavancar investimentos no Estado.

Com a capacidade de endividamento limitada do Estado, a proposta apresentada foi a de viabilizar recursos para empresas e iniciativas que não tenham o Governo como tomador.

Outra pauta do encontro com os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento foi a securitização de recursos para infraestrutura rodoviária. 

“É fundamental abrir estes canais de diálogo. A viagem está sendo muito proveitosa e acredito que teremos desdobramentos muito positivos para Minas Gerais”, afirmou o governador.

Palestra em Georgetown
O governador Fernando Pimentel foi o orador principal da McCourt International Leader Speaker Series, em Washington, DC, na terça-feira, 13. O tema central do encontro, que aconteceu na Universidade Georgetown, foi Federalismo e Política Participativa no Brasil.

O evento, que reúne líderes internacionais, tem como objetivo apresentar visões de mundo a alunos, professores e funcionários do Campus. 

O convite ao governador foi feito devido “à experiência na implementação de um novo sistema de administração que envolve a sociedade no processo de tomada de decisões, com excelentes resultados em educação e segurança”.

Durante sua palestra, Pimentel falou sobre os desafios de governar Minas Gerais, abordando a questão dos déficits público e previdenciário. Assim, ele explicou a política de divisão do Estado em 17 territórios regionais de desenvolvimento, adotada em sua gestão.

“É uma política que nunca havia sido adotada pelos governos anteriores, e que trata simplesmente de dialogar com a população. De criar instrumentos efetivos de diálogo com os mineiros, que nos permitam determinar quais são as prioridades de cada região do Estado, fazendo assim com que o dinheiro, que é insuficiente, atenda àquilo que é mais prioritário para cada região”, explicou o governador.

Fernando Pimentel também mostrou como a política dos Fóruns Regionais tem sido aplicada, levando a resultados principalmente na área de educação - com valorização dos professores - e segurança - com queda nos índices de criminalidade como não havia há dez anos em Minas Gerais. 

Por fim, o governador falou sobre a necessidade de uma reforma constitucional no Brasil. “Se não houver coordenação política e cooperação entre os Estados, há grandes dificuldades para governar o país no contexto atual”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...