sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ESCOLA DO LEGISLATIVO DE MATIAS BARBOSA LANÇA LIVRO


A Escola do Legislativo de Pouso Alegre, no Sul de Minas, recebeu com muito carinho o livro sobre a história de Matias Barbosa, que tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre a origem e história da cidade, para resgatar e preservar as tradições e memórias do município.

A obra possui uma linguagem fácil e desperta nos leitores o interesse pela história e a importância da sua preservação, contribuindo para a ampliação do repertório histórico cultural. Além de falar sobre o início da formação política da cidade, o livro também reúne outros dois assuntos: a história dos patrimônios tombados e dos símbolos municipais - brasão, bandeira e hino.

O livro foi organizado pela diretora da Câmara Tânia do Carmo Silva Claudino e produzido pelos servidores Alice Colucci de Castro de Martin, coordenadora do Memorial Histórico e Cultural do Legislativo, Thaciane Elisabeth da Silva Souza, coordenadora do Núcleo de Atenção ao Cidadão e diretora da Escola do Legislativo da Câmara, e Felipe Reis Vieira, assessor de Comunicação e Informação da Câmara e coordenador pedagógico da Escola do Legislativo. Todos os direitos autorais foram cedidos, pelos autores, à Câmara.

A diretora da Câmara de Matias, Tânia, conta como surgiu o projeto: "Inspirada pelo trabalho da Escola do Legislativo de Pouso Alegre com a Constituição em Miúdos, tive a iniciativa de propor um projeto na Câmara de Matias Barbosa para ser trabalhado com os estudantes. Inicialmente a ideia era trazer algo sobre a história do Legislativo Municipal, mas identificamos a necessidade de dar um passo atrás e ir bem do início. Tivemos como ponto de partida contar a origem e a história de Matias Barbosa. Em uma parceria realizada com o Executivo, através da nossa Escola do Legislativo e o Departamento Municipal de Educação e escolas particulares, o livro está sendo distribuído para os nossos estudantes do Ensino Fundamental". 

Para a Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, é inspirador ver um trabalho que leva o conhecimento da história. 

“A Câmara de Matias Barbosa está de parabéns pela iniciativa, pois conhecer a história da cidade é fundamental para criar um sentimento de pertencimento nos cidadãos e leva, consequentemente, uma maior participação política e cidadã”.

Conheça o livro que também está disponibilizado em PDF, click aqui.

Nenhum comentário: