
por Campo Belo Online
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) vai implantar em Campo Belo, um Centro de Pesquisa e Ensino em Alevino. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal no povoado dos Batistas. A idéia é dar início aos estudos já em janeiro. Representantes da Universidade e o secretário Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Econômico, Adauilton Antônio Teodoro, estiveram reunidos para acertarem os detalhes finais do projeto.
Ainda este mês, será feita a reestruturação do local, que já possui alguns tanques d’água e um galpão, onde deverá ser montado um laboratório para estudos, sala para cursos e realização de palestras, direcionadas também à comunidade interessada. De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, o professor, doutor em melhoramento de genética animal e, pesquisador do Núcleo de Estudos em Aqüicultura da Ufla, Rilke Tadeu Fonseca de Freitas, o lugar possui boas instalações, bons tanques e, futuramente, poderá ser montada uma unidade de processamento de peixes para que a comunidade possa se envolver no trabalho.
Rilke ressaltou que os alevinos produzidos serão revendidos e, assim, a região ganha uma oportunidade de desenvolver a piscicultura. “Isso vai trazer para a região, condição melhorada para desenvolver esses recursos com mais facilidade, uma vez que, a universidade não terá como finalidade arrecadar grandes custos. Os alevinos serão vendidos a preço bem abaixo do mercado e a venda será apenas para a manutenção da pesquisa”.
Comentários