Nesta sexta-feira, 20, foi entregue a todos os integrantes da Guarda Municipal de Varginha (GM), no Sul de Minas, o novo uniforme na cor azul marinho petróleo. Essa mudança tem por objetivo seguir a padronização de fardamento que vem sendo adotada pelas Guarda Municipais existentes em todo o território nacional, carinhosamente chamada de "Nação Azul Marinho". Todo o efetivo se apresentará para o trabalho na próxima segunda-feira, 23 de novembro, já com o novo uniforme. Os guardas municipais pleitearam esta mudança e aprovaram o novo uniforme, o tecido utiliza-se de uma tecnologia importada Hip-Stop, com alta qualidade e de grande durabilidade, todos Guadas Municipais gostaram da nova cor , segundo alguns integrantes, ele é mais resistente e mais confortável.
Vale lembrar que o uniforme azul marinho das Guardas Municipais retorna a uma tradição de mais de dois séculos, que se iniciou na cidade do Rio de Janeiro com a criação da Guarda Real em 1808. Segundo o inspetor Maurício Donizete Maciel, "a troca da cor do uniforme, além de colocar a Guarda Municipal de Varginha no quadro de padrão nacional das Guardas Municipais, também facilitará a questão de reposição de peças, já que o tom de azul adotado anteriormente, criava dificuldades na aquisição, pois sempre se notava uma diferença no tom do tecido entre uma aquisição e outra." O diretor da Guarda Municipal de Varginha, Guilherme Maia, esclarece que a mudança no uniforme não irá gerar custo adicional à Municipalidade, uma vez que a Instituição fornece anualmente dois jogos de uniformes, compostos de calça e gandola (camisa), para seus integrantes e, mesmo que não houvesse a mudança da cor do fardamento os guardas municipais receberiam 02 (dois) jogos de uniforme na cor antiga.
A cor azul-marinho, também é o padrão recomendado pelo Conselho Municipal das Guardas Municipais, esta padronização vem sendo feita em nível nacional, facilitando a identificação dos guardas para os turistas e outras pessoas que passam por nossa cidade. Por questão de segurança o fardamento atual, na cor azul royal, será recolhido e declarado inservível pela Administração Municipal.
com assessoria
Comentários