Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: APÓS 39 ANOS, PELÉ VAI VOLTAR A TRÊS CORAÇÕES

Prefeito Fausto Ximenes disse que Pelé poderá vir a Três Corações no aniversário da cidade, em 23 de setembro. Rei esteve na cidade em 1971. Aeroporto também deverá ser reformado

Conhecida como a "Terra do Rei do Futebol Pelé", Três Corações, no Sul de Minas, quer fazer parte de um roteiro turístico de destaque na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil. Para isso, a cidade já está iniciando ações como a reconstrução da casa onde nasceu Pelé e a transformação da atual Casa da Cultura em um memorial dedicado ao futebol nacional e ao filho ilustre. Essas potencialidades do município e também as demandas de infraestrutura foram apresentadas à Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em audiência realizada no município nesta quinta-feira, 17. A comissão vem realizando uma série de audiências em diferentes regiões do Estado justamente para levantar potencialidades e demandas relativas à Copa e às Olimpíadas, conforme explicou o deputado Fábio Avelar (PSC), autor do requerimento para a reunião. "É um trabalho de planejamento para que possamos aproveitar ao máximo o potencial turístico de Minas. Três Corações é mundialmente conhecida porque aqui nasceu um dos maiores ídolos do futebol mundial. A cidade, obrigatoriamente, será um dos roteiros da Copa", salientou o parlamentar.

De fato, o potencial turístico da cidade, em grande parte, gira em torno de Pelé. Por isso, as ações da Prefeitura incluem, além da construção da casa do Pelé e do memorial, o recapeamento da Rua Pelé e a reforma da Praça Pelé, onde está a estátua do jogador com a taça do tricampeonato mundial brasileiro. Outra estátua, na BR-381, deverá ser iluminada. Também devem ser reformados o Estádio Pelezão e o Parque Dondinho, apelido de João Ramos, pai de Pelé. O município já conseguiu parte dos recursos com o Ministério do Turismo, além de parcerias com o Governo do Estado. Três Corações também compõem o roteiro da Estrada Real e está estrategicamente localizado entre três prováveis sedes da Copa: Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, tem como vizinhos municípios com grande potencial turístico, incluindo os que compõem o Circuito das Águas. Por outro lado, o secretário municipal de Lazer, Turismo e Cultura, Valério Antônio Neder Andrade, salientou demandas como a construção do aeroporto municipal, de um hotel quatro estrelas e de um centro de convenções, obras que dependem também de recursos dos outros níveis de governo. A cidade quer abrigar ainda uma Fan Fest, organizada pela Fifa, durante a Copa de 2014. Cópia da apresentação feita pela Prefeitura foi repassada à comissão.

Encontro com o Rei já traz resultados
O prefeito de Três Corações, Fausto Mesquita Ximenes, acrescentou que sua equipe esteve recentemente com Pelé para tratar dos preparativos para a Copa, evento de grande potencial, que deve trazer pelo menos 500 mil turistas estrangeiros ao Brasil. Como primeiro resultado desse encontro, a Prefeitura adquiriu o terreno onde existiu a casa de Pelé, que será reconstruída. "Três Corações tem o que toda cidade queria ter. Aqui nasceu o atleta do século. Não podemos perder essa oportunidade", salientou Fausto Ximenes. O perfeito pediu ainda a participação da comunidade, para limpeza, manutenção de terrenos e calçadas. A Associação Empresarial de Três Corações também listou os recursos e carências do município nessa área. A cidade conta com aproximadamente 1.200 empresas formais e 1.500 informais. As 320 empresas associadas têm à disposição linhas de financiamento e parcerias para qualificação de mão-de-obra, uma delas com a Unincor. Outras potencialidades do município foram destacadas, envolvendo ecoturismo, turismo rural e o hidroturismo no Rio Verde.

Por outro lado, a associação, presidida por Giovanni Correa, apontou necessidades específicas para a Copa, como treinamento de mão-de-obra, sobretudo de bares, hotéis e taxistas, incluindo cursos de línguas. Já o general de brigada Fernando Vasconcellos Pereira, comandante da Escola de Sargento das Armas (ESA), colocou a instituição à disposição para organizar eventos relativos à Copa. Ele lembrou que o Exército estará à frente da organização dos Jogos Militares Mundiais, que acontecerão no Rio De Janeiro, em 2011.

Debates
Os participantes da reunião reivindicaram ações nas áreas ambiental, como recomposição da mata ciliar do Rio Verde; além do incremento dos serviços de saúde e investimentos na segurança pública, em termos materiais e de efetivo. Participantes também sugeriram restauração de bens tombados pelo patrimônio histórico, a criação de um Fundo Municipal de Cultura, e investimentos no transporte ferroviário de passageiros, para ligar Três Corações a Belo Horizonte. Houve ainda demanda sobre preparação da população para apresentar a cidade ao turista. O prefeito Ximenes citou as dificuldades financeiras do município e o trabalho para a busca de recursos. Sobre isso, Fábio Avelar reforçou a necessidade de um novo pacto federativo, que garanta mais recursos aos municípios. O deputado também adiantou que apresentará requerimentos relativos à audiência em Três Corações.

Além das autoridades citadas, compuseram a mesa os vereadores Cássio Luís Arantes, presidente da Câmara Municipal de Três Corações, e Gleyser Pereira Chagas; o vice-prefeito da cidade, Sérgio Roberto Auad; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Washington Ximenes Fernandes; e de Esportes, João Marcelo de Souza Ribeiro. Outros secretários municipais, presidente da associações de moradores e autoridades locais participaram da audiência.
com assessoria da ALMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.