A Secretaria de Planejamento de Minas Gerais – Projeto Descomplicar - divulgou a relação dos municípios onde funcionam unidades do Minas Fácil, que atingiram as metas estabelecidas com relação à abertura de empresas e os dias gastos com o processo. O Ranking Minas Fácil Interior, da 1ª quinzena do mês de Agosto, mostra a unidade de Três Corações na quinta posição, tendo a frente somente as cidades de Passos, Varginha, Lavras e Ituiutaba. No período, a unidade local formalizou a abertura de oito empresas, com a média de cinco dias para conclusão de cada processo.
Para se ter uma idéia da importância da agilidade da abertura de cada processo, a unidade da cidade de Passos, a 1ª colocada, teve a média de quatro dias, um dia a menos que a unidade tricordiana. Outras unidades chegam a ter números maiores de abertura de empresas, mas não conseguem a devida agilidade para concluir o processo, chegando a gastar até quinze dias. O ranking se baseia nas combinações de dias gastos com números de processos abertos e concluídos.
A unidade de Três Corações mostra outro número importante: houve um aumento de mais de 100 % com relação à abertura de empresas no município, comparando o final do mês de Março com o final de Julho de 2010. O Projeto Minas Fácil foi desenvolvido no Estado de Minas Gerais para reduzir a informalidade, facilitar e desburocratizar o processo de abertura de empresas, auxiliando o empreendedor, evitando retrabalho e perda de tempo. O Brasil possui diversas barreiras ao crescimento econômico, dentre elas o elevado grau de burocracia que desestimula o ingresso no mercado formal.
Comentários