Pular para o conteúdo principal

MINIENTREVISTA - ANTÔNIO ANDRADA

O conselheiro barbacenense Antônio Carlos Doorgal de Andrada assumiu a Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais em Sessão Solene, que contou com presença de inúmeras autoridades. O governador Antônio Anastasia (PSDB), que prestigiou a cerimônia, enfatizou em seu discurso “o homem público completo que é o presidente Antônio Andrada, com total preparo intelectual e grande sensibilidade política para a condução da Corte de Contas Mineira”. Formado em Direito, Andrada é professor universitário licenciado de Direito Constitucional e Ciência Política, especialista em Direito Público /Puc-MG e em Controle da Administração Pública/CAD-Universidade Gama Filho e foi mestrando em Direito e Instituições Políticas/Fumec.

Foi vereador, prefeito de Barbacena e deputado estadual por duas legislaturas. No TCEMG, onde tomou posse como conselheiro em 16 de fevereiro de 2006, foi o coordenador-geral da Comissão Especial instituída para elaboração de anteprojetos para a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno do Tribunal de Contas, em 2008; o relator das Contas Governamentais do exercício de 2007, emitindo parecer aprovado em junho de 2008; e exerceu a vice-presidência desde fevereiro de 2009. No último biênio, atuou como presidente da Primeira Câmara, diretor-geral da Revista do Tribunal e coordenador da Comissão de Jurisprudência e Súmula.

 O senhor assume o TCE e encontra o órgão com uma imagem arranhada por causa dos altos salários de conselheiros. O que fazer para mudar essa imagem?
Eu... entendo que o tribunal tem sido injustiçado. Ele não tem sido compreendido na sua missão democrática. O tribunal, por não ter seu trabalho muito conhecido junto à população, acaba tendo a sua imagem manobrada ou distorcida por terceiros, que não querem um tribunal forte, que controle efetivamente o gasto público. Nós pretendemos reforçar a imagem do tribunal, reforçando o trabalho que tem sido desenvolvido, fazendo um trabalho preventivo para evitar erros e irregularidades nos gastos públicos e, ao mesmo tempo, divulgando para a sociedade o conteúdo desse trabalho.

O senhor foi um crítico do TCE e chegou à presidência. Como se sente hoje do outro lado?
Acho que é uma experiência muito rica. Eu já fui prefeito, já fui vereador. Já fui fiscalizado pelo tribunal e, como fiscalizado, eu tinha as minhas queixas. Hoje, como conselheiro, essa experiência vivida no passado ajuda muito a compreender os reclames do jurisdicionado, ao mesmo tempo em que me dá condições de fazer um trabalho interno, junto aos demais conselheiros, para tentarmos modificar aquilo que entendemos que não esteja funcionando bem. Existem novos desafios. É um processo que não tem fim.

O senhor é um dos presidentes mais jovens da história do TCE. Por que?
O fato de estar há cinco anos apenas no tribunal realmente me coloca entre os conselheiros que chegaram à presidência num tempo mais rápido, de uma maneira mais ágil. Vamos assim dizer: chegar em um curto período de tempo à presidência do TCE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...