Pular para o conteúdo principal

JF - 162 ANOS

O prefeito Custódio Mattos (PSDB) entregou, na noite de quinta-feira, 31, no Mirante do Morro do Imperador, o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld a 28 personalidades e entidades. A cerimônia de entrega da mais alta honraria do Município integra as comemorações do aniversário de 162 anos de Juiz de Fora. Os homenageados foram escolhidos pelos integrantes do Conselho do Mérito, por contribuírem para a projeção e valorização da cidade. Entre os agraciados da noite, estava o vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, que discursou representando todos os homenageados.

Instituído em 1973, através da Lei 4.496, o Mérito Comendador Henrique Halfeld busca homenagear, nos mais diversos campos da atividade humana, pessoas que se destacaram por comprovados e importantes serviços prestados a Juiz de Fora. A Medalha do Mérito é entregue há quase quatro décadas e simboliza o reconhecimento do município àqueles que defenderam seus interesses culturais, sociais, econômicos, políticos e humanitários.

O nome da Comenda é uma homenagem a Henrique Guilherme Fernando Halfeld, nascido em 23 de fevereiro de 1797, na Alemanha. Chegou ao Brasil em 1825 e em 1836 foi nomeado “Engenheiro da Província de Minas Gerais” e designado para construir a Estrada do Paraibuna, que ligaria Vila Rica, então capital mineira, a Paraibuna, na divisa com o Rio de Janeiro. A nova estrada permitiu integrar a Província de Minas, o que propiciou o surgimento da cidade de Juiz de Fora. Henrique Halfeld faleceu em 22 de novembro de 1873.

Veja a lista de todos os homenageados com a Comenda 2012:
1) Ademar de Carvalho Barbosa Filho – Presidente da Codeme Engenharia S.A.
2) Alberto Pinto Coelho – Vice-Governador de Minas Gerais
3) Alcebíades Carlos da Cruz – Presidente da TransHerculano
4) Aloizio Penido – pastor da Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora
5) Ten. Cel. Anderson Luiz Esteves Gomes – Comandante da 4º Região de Bombeiro Militar
6) Associação de Cultura Ítalo Brasileira
7) Áureo Carneiro Fortuna – Presidente do Tupi Futebol Clube
8) Del. Cláudio Roberto Pessoa Dornelas – Chefe da Delegacia Regional da Polícia Federal
9) Cooperativa de Portadores de Deficiência (Coopdef)
10 )Edir Guerson de Medeiros – Juíz Diretor do Foro da Comarca de Juiz de Fora
11) Del. Eduardo da Silva – Ex-Chefe do 4º Departamento de Polícia Civil
12) Flávio Aloísio Carneiro / Flavinho da Juventude - músico/sambista
13) Deputado Gilberto Aparecido Abramo
14) João de Matos Neto – Presidente da Abrasel/JF e empresário da cidade
15) José de Souza Terror Sobrinho – Professor universitário
16) José Eduardo Araújo – Ex-Prefeito de Juiz de Fora
17) José Rocha de Araújo – Proprietário da Construtora José Rocha e dos Hotéis Victory
18) Pe. Luiz Carlos de Paula – Vigário Geral de Juiz de Fora
19) Luiz Guilherme de Campos – Superintendente Regional da Caixa
20) Marcos Antônio da Silva – Servidor Público lotado na Secretaria de Obras
21) Marco Antônio Fernandes – Proprietário da Rede de Supermercados Pais e Filhos
22) Nelson Gomes de Carvalho Júnior – Jornalista e diretor de marketing do Grupo Bahamas
23) Paulo Augusto Nepomuceno – Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF
24) Paulo César Mariano – Professor, psicólogo e funcionário da Coordenação de Assuntos Estudantis da UFJF.
25) Raquell Guimarães – Proprietária da Doiselles
26) Cel. Ronaldo Nazareth – Comandante da 4ª Região de Polícia Militar
27) Sociedade de Amparo à Criança Pobre
28) Vicente Paulo Miranda da Cruz - in memoriam

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.