Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO-ADJUNTO FLÁVIO UNES FALA SOBRE ELEIÇÕES 2012 EM EVENTO DA AMM




O secretário-adjunto de Estado Casa Civil e de Relações Institucionais, Flávio Henrique Unes Pereira, representou a secretária Maria Coeli Simões Pires na abertura da 3ª edição do Pacto Institucional, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MG, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Tribunal de Contas Eleitoral (TCE-MG) e do Governo de Minas. O encontro, que teve início na terça-feira, 29, e continuou na quarta-feira, 30, foi realizado no Dayrell Hotel, em Belo Horizonte, com o objetivo de propiciar a aproximação das instituições com as prefeituras, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Flávio Unes proferiu palestra sobre “A Recente Decisão da Ficha Limpa pelo STF: Causas e Efeitos da Inelegibilidade para as Eleições 2012” e destacou a importância do encontro por orientar e desenvolver a gestão pública das cidades mineiras, servindo como aprimoramento para os gestores e os órgãos que controlam as ações políticas do Estado.

A Lei nº. 135/2010 ou “Lei da Ficha limpa” foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em 2010. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional e válida para as próximas eleições. A lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar. Fica inelegível, por oito anos, um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado em determinadas ações.

A solenidade de abertura do evento foi presidida pelo presidente da AMM e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, que ressaltou a necessidade de um diálogo mais próximo entre os entes controladores e os municípios, bem como atingir o objetivo de “levar as orientações do Ministério Público, do Tribunal de Contas e de outros órgãos públicos aos gestores municipais, mostrando as boas práticas de gestão e avançando no que se refere à gestão pública”.

Na programação do evento constaram os seguintes temas: Termo de Ajustamento de Gestão (TAG): Um Instrumento de Controle e seus Efeitos Jurídicos; O Instituto da Prescrição e da Atuação do TCEMG; SICOM - Aspectos Gerais e Impactos nas Prestações de Contas; Crimes Eleitorais e a Atuação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais; Abuso de Autoridade e de Poder no Direito Eleitoral; Registro de Candidatos: Elegibilidade e Inelegibilidade; e Propaganda - Limites no Período Eleitoral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/