Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO-ADJUNTO FLÁVIO UNES FALA SOBRE ELEIÇÕES 2012 EM EVENTO DA AMM




O secretário-adjunto de Estado Casa Civil e de Relações Institucionais, Flávio Henrique Unes Pereira, representou a secretária Maria Coeli Simões Pires na abertura da 3ª edição do Pacto Institucional, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MG, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Tribunal de Contas Eleitoral (TCE-MG) e do Governo de Minas. O encontro, que teve início na terça-feira, 29, e continuou na quarta-feira, 30, foi realizado no Dayrell Hotel, em Belo Horizonte, com o objetivo de propiciar a aproximação das instituições com as prefeituras, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Flávio Unes proferiu palestra sobre “A Recente Decisão da Ficha Limpa pelo STF: Causas e Efeitos da Inelegibilidade para as Eleições 2012” e destacou a importância do encontro por orientar e desenvolver a gestão pública das cidades mineiras, servindo como aprimoramento para os gestores e os órgãos que controlam as ações políticas do Estado.

A Lei nº. 135/2010 ou “Lei da Ficha limpa” foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em 2010. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional e válida para as próximas eleições. A lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar. Fica inelegível, por oito anos, um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado em determinadas ações.

A solenidade de abertura do evento foi presidida pelo presidente da AMM e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, que ressaltou a necessidade de um diálogo mais próximo entre os entes controladores e os municípios, bem como atingir o objetivo de “levar as orientações do Ministério Público, do Tribunal de Contas e de outros órgãos públicos aos gestores municipais, mostrando as boas práticas de gestão e avançando no que se refere à gestão pública”.

Na programação do evento constaram os seguintes temas: Termo de Ajustamento de Gestão (TAG): Um Instrumento de Controle e seus Efeitos Jurídicos; O Instituto da Prescrição e da Atuação do TCEMG; SICOM - Aspectos Gerais e Impactos nas Prestações de Contas; Crimes Eleitorais e a Atuação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais; Abuso de Autoridade e de Poder no Direito Eleitoral; Registro de Candidatos: Elegibilidade e Inelegibilidade; e Propaganda - Limites no Período Eleitoral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...