O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana, anunciou na sexta-feira, 21, as estratégias do partido para 2013 e 2014. As convenções partidárias serão realizadas no dia 24 de março (municipais), 28 de abril (estadual) e 25 de maio (nacional). Pestana também fez um balanço do ano e demonstrou preocupação com o cenário político e econômico do Brasil.
“A economia brasileira não vai bem. O PIB é um pibizinho de 1%. A inflação muito fora da meta inflacionária. Há uma séria desindustrialização e há gargalos fortes. Na questão política, há uma total descoordenação. A presidente Dilma não tem a menor aptidão, apetite e capacidade de coordenar o processo político e promover diálogo”, afirmou.
Marcus Pestana lamentou a “desastrosa” condução da presidente Dilma em relação a questões importantes como divisão dos royalties de petróleo e intervenção no setor elétrico. “O governo é uma mistura de ineficiência e arrogância”, disse. “E com relação à privatização, o PT é uma cópia mal feita do PSDB”, ressaltou. Ouça a entrevista
Prioridades para 2013
Em 2013, o PSDB-MG terá como prioridade fortalecer o governo Antonio Anastasia e mostrar os resultados dos investimentos que foram realizados na saúde, educação e na infraestrutura do Estado. “2013 é o ano de valorizar as conquistas do governo de Antonio Anastasia. Vamos defender, divulgar e enraizar os resultados de seu governo e as políticas públicas de Minas, que são exemplo para o país”, adiantou Marcus Pestana.
Outra meta será a estruturação do partido no interior. Presente em 833 dos 853 municípios mineiros, o PSDB pretende, com a ajuda dos deputados, fazer um levantamento do desempenho eleitoral de cada diretório ou comissão provisória. A meta é ter representação em todos os municípios.
“PSDB tem uma tarefa importante e 2013 é um ano muito importante para o partido porque o PSDB é a principal força de oposição. 2012 foi um ano municipalista. Vamos organizar nossas lideranças para que estejamos em 100% dos municípios mineiros. Temos de ter um partido vivo. Vamos convocar as nossas lideranças para construirmos juntos um novo projeto de Brasil. A primeira reunião da Executiva de 2013 será no dia 18 de fevereiro, com esses assuntos em pauta”, explicou.
A criação de núcleos regionais também será uma meta para o próximo ano. O presidente do PSDB anunciou ainda a realização do ciclo de debates “Minas Pensa o Brasil”, que será promovido mensalmente em 2013 em Belo Horizonte. A abertura, em 25 de fevereiro, contará com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que falará sobre os desafios do século 21. Em março, está confirmada a presença do governador do Pará, Simão Jatene, que vai apresentar uma nova proposta para o desenvolvimento para a Amazônia.
Eleições 2014
Marcus Pestana afirmou que o PSDB de Minas Gerais tem quadros importantes para disputar as eleições de 2014. Segundo ele, no momento certo o PSDB escolherá o nome dos candidatos para enfrentar as eleições estaduais.
“Vamos enfrentar 2014 em 2014. No momento certo vamos apresentar nossos candidatos. O PSDB tem uma missão nacional muito importante liderada pelo senador Aécio Neves e aqui em Minas temos tudo para construir uma estratégia que será vitoriosa mais uma vez em 2014”, disse Marcus Pestana.
Comentários