Em uma iniciativa pioneira em Lavras, no Sul de Minas, a Secretaria Municipal de Educação (SME), associada ao Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), acrescentaram o peixe ao cardápio da merenda de duas escolas: a Escola Municipal Umbelina Azevedo Avelar e o CMEI Antonina Guimarães Carvalho.
No início de novembro os estudantes experimentaram empanados e hambúrgueres feitos de peixe. Um cardápio mais extenso e diversificado está sendo montado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, já que a merenda especial será servida uma vez por semana.
O peixe é apontado por especialistas das áreas de Nutrição e Saúde como um alimento saudável e que contém importantes valores nutricionais. Caso o cardápio à base de peixes seja bem aceito pelos estudantes, essa proposta inovadora será estendida progressivamente a mais unidades escolares do município.
No início de novembro os estudantes experimentaram empanados e hambúrgueres feitos de peixe. Um cardápio mais extenso e diversificado está sendo montado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, já que a merenda especial será servida uma vez por semana.
O peixe é apontado por especialistas das áreas de Nutrição e Saúde como um alimento saudável e que contém importantes valores nutricionais. Caso o cardápio à base de peixes seja bem aceito pelos estudantes, essa proposta inovadora será estendida progressivamente a mais unidades escolares do município.
Apenas 26,9% (cerca de 1,5 mil) das 5.565 prefeituras em todo o País
incluem o pescado no cardápio da merenda escolar pelo menos uma vez por
semana. A informação foi pelo ministro
da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella (PRB-RJ). Em março, a pasta iniciou um levantamento detalhado, em parceria com o
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobre o consumo
de peixe nas escolas públicas. A coleta de dados, por meio de
questionário feito com nutricionistas e responsáveis técnicos pela
alimentação escolar, foi concluída no final do mês de abril deste ano.
A ideia, segundo Crivella, é saber, por exemplo, se a escola tem câmaras frigoríficas para estocar o alimento, se as merendeiras sabem preparar o pescado e se há dificuldade na aquisição de peixe fresco na cidade.
A ideia, segundo Crivella, é saber, por exemplo, se a escola tem câmaras frigoríficas para estocar o alimento, se as merendeiras sabem preparar o pescado e se há dificuldade na aquisição de peixe fresco na cidade.
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