Pular para o conteúdo principal

UFSJ RECEBE R$70 MILHÕES EM INVESTIMENTOS

Em entrevista coletiva, a reitora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), professora Valéria Kemp, anunciou o repasse de recursos da ordem de R$ 70 milhões para investimento em infraestrutura física, laboratorial e de pessoal, derivada da expansão vivida pela Universidade pública na última década.

À mesa composta no Centro Cultural da UFSJ, tomaram assento o vice-reitor Sérgio da Gama Cerqueira, o prefeito de São João del-Rei, professor Helvécio Luiz Reis, a vice-prefeita, Cristina Lopes, e o deputado federal Reginaldo Lopes, articulador de um “trabalho incansável” (nas palavras da reitora) em prol da consolidação da Universidade em que se formou.

Em sua fala, o deputado fez questão de destacar que este aporte de recursos foi possível graças ao trabalho sério de uma equipe altamente qualificada, que conhece a fundo o desafio de tornar consistente a nova realidade do ensino superior público. “Apesar de garantidas as verbas orçamentárias destinadas à Educação, ainda sobram desafios, pois é preciso manter o ritmo da expansão, até o limite ideal da universalização: uma vaga para cada aluno.”

Os recursos pactuados com o Governo Federal – “extraorçamentários, oriundos de emendas propostas por parlamentares com os quais mantemos sólida parceria para o desenvolvimento regional”, salienta Valéria Kemp – serão direcionados para a construção de cinco prédios nos campi de São João del-Rei, Alto Paraopeba e Sete Lagoas, exclusivamente destinados a atividades pedagógicas; para a compra de duas fazendas experimentais, exigência dos cursos de Zootecnia e Engenharia Agronômica; para compra e construção do terreno de 36 mil m2 onde será erguido o prédio do novo curso de Medicina; e, finalmente, para a compra da área (450 mil m2) onde será instalado um parque tecnológico de base inclusiva.

Dessa forma, a reitora da UFSJ afirmou estar segura quanto à importância histórica desse bom momento por que passa a Universidade, caminhando a passos firmes para seguramente se tornar um polo difusor de conhecimento, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico. Vocação que continuamente se renova: outra boa notícia trazida por Valéria Kemp foi o anúncio de entradas semestrais para os cursos de Ciências Econômicas, Ciência da Computação e Engenharia de Produção, o que vai equacionar a retenção curricular, ao mesmo tempo que incentiva novas contratações docentes, as quais incrementam a pesquisa e a pós-graduação.

Para o ano que vem está prevista também a criação do curso de Engenharia Biológica em São João del-Rei, assim como de três novas graduações em Engenharia no Campus Sete Lagoas. Nesse cenário, a UFSJ passar a oferecer cerca de 400 novas vagas na graduação, além de incrementar seu quadro de servidores por meio de 140 contratações docentes. A Reitoria tem trabalhado também para conseguir atingir a relação ideal técnico-administrativo/aluno orientada pelo Ministério da Educação, o que acarretaria uma contratação de mais 180 técnicos-administrativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho