Pular para o conteúdo principal

ESCALADO PARA A COPA DO MUNDO

Ex-aluno da UFJF, Marcelo Van Gasse, comemora com o filho a convocação para a Copa do Mundo
A convocação da Seleção Brasileira que irá disputar a Copa do Mundo de 2014 está prevista para maio. Porém, ao menos três brasileiros já estão escalados para representar o país nos gramados durante a realização do mundial. Entre eles está Marcelo Van Gasse, educador físico de 37 anos, formado na Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Van Gasse será um dos auxiliares do trio composto por ele, Emerson Augusto de Carvalho – ambos ligados à Federação Paulista de Futebol (FPF) – e o árbitro Sandro Meira Ricci, mineiro que apita por Pernambuco. A FIFA promoveu reuniões para eleger os trios de arbitragem nos dias 14, 15 e 16 de janeiro. “Eu sabia que ia sair a lista nesta semana. Recebi uma mensagem da Fifa às 5h20 da manhã dando a notícia de que havia sido selecionado”, contou.

O auxiliar formou-se em educação física pela Faefid em 2001, é árbitro da FPF desde 2000 e está no quadro da FIFA desde 2011. Van Gasse destacou a importância da UFJF na sua trajetória, como profissional. “A Universidade me possibilitou tudo. Sou de Valença, estado do Rio e tive uma chance de entrar em uma universidade de alto nível. Na época de estudante eu conheci o Rodrigo Cintra (ex-árbitro profissional) e ele me orientou a fazer o curso da Federação Paulista. Saía de Juiz de Fora dez horas da manhã, de ônibus, assistia o curso à noite, e depois retornava para estudar no outro dia”.

O trio de arbitragem que representará o Brasil na Copa também trabalhou na final do Mundial de Clubes da FIFA de 2013, entre Bayern de Munique e Raja Casablanca, no Marrocos. Van Gasse também esteve presente nas finais do último Campeonato Paulista, da Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana, além de trabalhar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Mundo Sub-17, realizada no ano passado, nos Emirados Árabes Unidos.

Há 14 anos atuando como profissional, o árbitro se diz orgulhoso em trabalhar na sua primeira Copa do Mundo. “Quando você é federado quer sempre fazer o melhor jogo da sua Federação. Fazer parte da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é como se fosse estar na Seleção Brasileira dos árbitros. E a Copa é o auge. Em doze anos, o único árbitro que representou o Brasil em mundiais foi o (Carlos Eugênio) Simon e agora entra o Sandro. Chegar nesse nível é motivo de muito orgulho pata nós e a responsabilidade pelo trabalho é enorme”.

De acordo com o assistente, trabalhar em uma Copa sediada no Brasil será uma tarefa desafiadora, porém prazerosa. “A pressão sempre existiu e sempre vai existir, no trabalho de um árbitro. Mas aqui é o país do futebol. Nunca houve uma procura de ingressos tão grande quanto para essa Copa”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...