Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE AMPLIA PERÍMETRO URBANO

O projeto de lei do Executivo que amplia o perímetro urbano em três regiões de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi aprovado em única votação pela unanimidade dos vereadores em sessão da Câmara de terça-feira, 23. A expansão da zona urbana chega ao distrito de São José do Pantano, ao bairro do Cajuru e à localidade situada à direita da BR-459, em direção à cidade de Congonhal. A proposta que segue para a sanção do Executivo pretende criar condições jurídicas ideais para a ocupação dessas localidades, que tem se acentuado nos últimos anos.

O objetivo, conforme a Secretaria Adjunta de Administração Pública, é garantir que serviços básicos como esgotamento sanitário, abastecimento de água e infraestrutura cheguem a essas regiões. Ainda de acordo com a pasta, a partir da ampliação do perímetro urbano, futuros empreendimentos imobiliários que se estabelecerem nessas regiões terão que cumprir as regras previstas no Plano Diretor da cidade, sem prejuízo do meio ambiente. 

O projeto de lei responde também ao disposto na lei que estabelece a Política Municipal de Saneamento Básico. O texto assegura, “ a proteção da saúde da população e a salubridade ambiental urbana e rural por meio do abastecimento de água potável em quantidade suficiente para a higiene e conforto, da coleta e tratamento dos esgotos sanitários, da drenagem de águas pluviais, do manejo integrado de resíduos sólidos e do controle de vetores”.

Bairro Cajuru
Conforme os estudos da Prefeitura, o bairro Cajuru, vinha sendo ocupado de forma desordenada sem água potável, sem esgoto. A destinação dos resíduos sólidos produzidos também não se adéquam à legislação vigente, nem às normas ambientais. Incorporando o trecho ao perímetro urbano será possível organizar vias, adotar parâmetros urbanísticos dos lotes, padronizando  a taxa de ocupação e índice de aproveitamento. 

Região da BR-459
A ampliação do perímetro urbano para esta região atende a uma adequação técnica com vistas às condições topográficas. Atualmente, o perímetro urbano naquele trecho vai até a estrada onde está situado do Silo Real (BR-459). Com o novo mapa, ele segue até a próxima estrada após o Silo Real e contornará toda a estrada de acesso ao Bairro Rural conhecido como “Cabritas”.

A ampliação cria condições para a implantação de empreendimentos imobiliários, que vão proporcionar maior oferta de lotes, tanto para residências como para instalações comerciais e indústrias de baixo impacto ambiental. A elevação da oferta é também uma forma de reduzir a especulação imobiliária. Também nessa região, de acordo com a legislação ambiental, os fragmentos florestais permanecerão intocados.

Distrito de São José do Pantano
No Distrito São José do Pantano a ampliação do perímetro urbano atende uma necessidade social e ambiental, também primando pelo crescimento ordenado, mas atende ainda a uma antiga reivindicação da população local. Um detalhe extra no caso dessa região é a adequação da estrada que liga o distrito a Pouso Alegre. Transformando-a em área urbana, a Prefeitura torna mais fácil a captação de recursos para sua pavimentação, outra reivindicação antiga dos moradores daquela localidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho