Dados divulgados Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) apontam crescimento de crimes violentos em Minas em Lavras, no Sul de Minas. De acordo com as estatísticas de criminalidade em Minas divulgada pelo Mapa de Resultados, plataforma de transparência do Governo de Minas, em setembro deste, Lavras registrou 3 homicídios consumados, além mais de 3 casos de tentativas de homicídio.
Os crimes violentos são as ocorrências classificadas como homicídio, homicídio Tentado, estupro, roubo e roubo a mão armada, segundo a caracterização determinada pelo Código Penal Brasileiro. No caso de Lavras, em setembro foram 8 casos de roubo consumado. Os dados mostram uma ascensão de agosto para setembro do crime de roubo e de tentativas de homicídio. Em agosto de 2014, a cidade registrou apenas 1 caso de tentativa de homicídio.
Mas em contrapartida, registrou 3 casos de homicídio consumado, mesmo número já registrado em setembro na cidade. O número de roubos consumados em agosto foi de 7, um a menos que no mês posterior, setembro. Em ambos os meses, na categoria de crimes violentos, não foram registrados casos de tentativa de estupro ou estupro consumado, sequestro e cárcere privado ou extorsão mediante sequestro.
Meses anteriores
Em um comparativo destes cinco últimos meses do ano (maio, junho, julho, agosto e setembro) é possível verificar que o número de roubos consumados apresentou uma elevação, seguido de dois meses apresentando os mesmo números e agora em setembro, houve um acréscimo. Em maio e junho foram 6 casos, contra 7 casos em julho e agosto e, agora 8 em setembro.
Já o homicídio consumado foi o que apresentou um salto, em maio foram 2 casos e em junho a cidade não registrou nenhum nenhum homicídio. Em julho também não houve nenhum caso, mas foram 4 tentativas de homicídio, contra 2 tentativas em junho e nenhuma em maio. Já no mês de julho, Lavras havia registrado 4 tentativas de homicídio e nenhum homicídio consumado, contra 1 tentativa em agosto e 3 homicídios consumados. Setembro fechou com 3 tentativas e 3 casos consumados.
clique na imagem para ampliar |
clique na imagem para ampliar |
Os crimes não violentos e ocorrências de menor periculosidade, como golpes ou tentativas golpes, agressões físicas, furtos e outros não entram nestas estatísticas. Os dados incluem os registros feitos pela Polícia Militar e Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Estão na base todos os Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) registrados até o dia 30/09/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário