A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) aderiu a campanha mundial de alerta sobre a prevenção da AIDS, conhecida como “Dezembro Vermelho”, iluminando a fachada do Prédio Central da instituição com a cor padrão do movimento.
A Universidade também se engajou nas campanhas mundiais “Outubro Rosa” que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e “Novembro Azul” de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, além da diabetes.
Transformar o mês de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A campanha objetiva reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.
Comentários