O secretário Municipal de Saúde, José Valério, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, e a Coordenadora da Hemominas de Poços de Caldas, Cibele Spina, fazem visita técnica à Policlínica Central de Varginha, no Sul de Minas, no dia em que se consolida a transferência da cobertura transfusional dos hospitais SUS de Varginha para a rede pública de hemoterapia estadual.
A visita acontece às 9 horas desta terça-feira, 24, na Policlínica – rua Santa Catarina, s/nº, Centro, esquina com rua Santa Cruz. A Fundação Hemominas passa a disponibilizar hemocomponentes aos hospitais Regional de Varginha e Bom Pastor. O funcionamento em rede da Fundação Hemominas vai possibilitar a transição sem interrupção no atendimento a esses hospitais.
Coletas semanais
A expectativa da Hemominas de Poços de Caldas é iniciar a coleta de sangue semanal em Varginha no dia 16 de março. Estão sendo analisadas outras iniciativas que possam valorizar os doadores do município. Os profissionais de Varginha que vão trabalhar nas coletas semanais estão passando por aprimoramento de habilidades em treinamento específico na Unidade de Coleta de Poços de Caldas desde o dia 2 de fevereiro.
Demandas transfusionais em Varginha
Agora a Fundação Hemominas assume a cobertura hemoterápica SUS do município de Varginha. Os hospitais Regional e Bom Pastor, os maiores demandantes de transfusões pelo número de leitos e complexidade clínica, a partir de 24 de fevereiro, passam a buscar hemocomponentes produzidos dentro do próprio Sistema Único de Saúde/SUS.
Número de transfusões de hemocomponentes: aproximadamente 509/mês;
Candidatos a doação de sangue: aproximadamente 600 candidatos, com 520 doações de sangue.
Dados conclusivos sobre o período até 2012 convergem para o Banco de Sangue, que ora transfere a cobertura das transfusões SUS para o próprio Sistema Único de Saúde.
Comentários