Pular para o conteúdo principal

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO DA UNIFEI RECEBE GERADOR DE IMPULSOS DA EMPRESA ALSTOM


O Laboratório de Alta Tensão (LAT) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) ganhou um gerador de impulsos de 1.400 KV, doado pela empresa Alstom. O gerador, que tem custo estimado de um milhão e quatrocentos mil reais, fazia parte das instalações da empresa e foi substituído por uma nova unidade com maior capacidade. 

A doação está de acordo com a parceria firmada entre a Alstom e o LAT – Unifei e será montado na área de ensaios do laboratório com operação prevista para o segundo semestre de 2015.

O gerador de impulsos é um equipamento capaz de produzir tensões ou correntes assumidas como adequadas para representar um raio que, na natureza, pode chegar a centenas de megavolts ou quiloampéres. Sua utilização é fundamental na realização de estudos que buscam compreender os mecanismos de formação e os efeitos das descargas atmosféricas, assim como o comportamento de equipamentos atingidos por estas descargas.

O LAT Unifei é pioneiro no Brasil na realização de ensaios de impulso atmosférico em transformadores. Com o novo gerador, o laboratório, que já desenvolve pesquisas de relevância na área de descargas atmosféricas e é um dos cinco laboratórios no país credenciados pelo Inmetro para a realização de testes de impulso em transformadores de distribuição da rede média de tensão, amplia sua capacidade em nível de tensão e energia - carga. 

Isto representou a possibilidade de aprofundamento das linhas de pesquisa já em desenvolvimento no laboratório, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação, além de permitir uma maior versatilidade na realização de ensaios em equipamentos, antes limitados ao nível de 450 KV.

A Alstom, empresa francesa e com uma planta em Itajubá desde 1976, iniciou suas atividades como fabricante de transformadores de medição de baixa tensão. 

Atualmente se apresenta através de um centro de excelência mundial para a fabricação de transformadores para instrumentos e reatores núcleo de ar, assim como unidades de montagem de disjuntores, chaves seccionadas para extra-alta e alta tensão, bobinas de bloqueio e capacitores. Após processo de aquisição pela General Electric iniciado recentemente, a Alstom deve fortalecer suas atividades em Itajubá.

A equipe de trabalho do LAT agradeceu à empresa pela doação e declarou que espera que essa parceria se torne cada vez mais forte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...