Pular para o conteúdo principal

FERIADO PROLONGADO DE MÚSICA E CULTURA UNDERGROUND NO SUL DE MINAS


Não é por acaso que a cidade de Varginha, no Sul de Minas, é conhecida no meio roqueiro como “Varginha Rock City”. 

A cidade vive uma constante efervescência Rock/Metal e uma das principais manifestações desse “movimento” é o Roça ‘n’ Roll. 

O festival, em sua 17ª edição, reúne anualmente fãs da música pesada de várias regiões do país. Este ano, o evento será realizado no próximo sábado, 6, e traz mais 18 bandas na programação, entre elas a sueca Pain of Salvation, o trio extremo Krisiun, o progressivo Cálix e a folclórica Tuatha de Danann lançando novo disco após 11 anos.

Antes da culminância do festival, a organização preparou dois momentos festivos nesta 17ª expedição. A abertura acontece na quinta-feira, 4, no Bunker Rock, com um “Quiz Roça ‘n’ Roll” e show da banda Motosserra Truck Clube. A entrada é a doação de 2kg de alimento não perecível. Toda arrecadação será revertida para entidades de assistência social da cidade.

Na sexta-feira, 5, o “The Roça ‘n’ Roll Must Go On” vai destacar tributos à grandes bandas como Queen (O’zz Rocks), Sistem of a Down Cover (All Random), Matanza (Matanza Cover) e AC/DC (Rocksauro). A festa será realizada no Bunker Rock Bar, a partir das 22h. Os ingressos podem ser adquiridos nos pontos de venda, pelo site do festival e no local.

A culminância da 17ª expedição do Roça ‘n’ Roll será no sábado, 6, na tradicional Fazenda Estrela, na zona rural de Varginha. 

A estrutura do festival conta com os palcos Sete Orelhas e Tira-Couro (batizados em homenagem ao justiceiro mineiro da época do império o “Sete Orelhas”), a Tenda Combate, praça da alimentação, estandes de produtos ligados ao Rock/Metal, feira de vinil, espaço exposições de artes visuais e literatura, tenda medieval e tenda para maquiagem zumbi.  Para atendimento do público é disponibilizado ambulância equipada com médico e socorristas e mais de 100 pessoas na equipe de recepção, relacionamento e segurança.

Segundo o maestro Rosildo Beltrão, diretor de produção do festival, a montagem da estrutura do Roça ‘n’ Roll envolve diversas empresas e profissionais especializados do setor criativo das artes de espetáculo. 

“Procuramos sempre oferecer a melhor qualidade em som e iluminação cênica para os artistas e deixar o ambiente do festival mais agradável e seguro para o público. E com isso, o Roça ‘n’ Roll contribui de forma expressiva para geração de renda para os prestadores de serviços dos ramos de eventos, de hotelaria, de alimentos e de transportes”, destaca.

Devido ao empenho da equipe de produção com a estrutura e realização do festival, o Roça ‘n’ Roll é considerado um dos melhores eventos do estilo no Brasil. 

“Isso é muito gratificante para todos. E a nossa proposta é avançar não apenas como espaço anual para grupos reconhecidos internacionalmente, bandas emergentes e alternativas, mas como um momento especial para os fãs de Rock e Metal se divertirem e interagirem”, diz Bruno Maia, coordenador geral do festival.

Para Mayckon Pacheco, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o Roça ‘n’ Roll é o melhor festival do interior do país. O fotógrafo de 29 anos é um frequentador assíduo desde 2007 e está ansioso para a 17ª expedição. Segundo ele, o evento oferece a possibilidade de prestigiar bandas lendárias e conhecer grupos novos. 

“A cena é hospitaleira e monstruosamente forte! Não existe melhor evento no Brasil para curtir, fazer amigos e viver o que o interior tem de melhor: o sossego da roça regado a riffs e acordes para todos os gostos e estilos!”, finaliza.

No sábado (6), haverá transporte de ônibus do centro de Varginha até a Fazenda Estrela das 12h às 21h e de meia em meia hora após o festival para retorno ao centro da cidade. Outras informações do festival podem ser acompanhadas pelos canais oficiais nas redes sociais e no site: www.rocainroll.com.

O Roça ‘n’ Roll tem o patrocínio da Fruty Refrigerantes, Speedy Life Energéticos e Autotrans, o apoio da Roadie Crew, Programa Combate, Via Cabo, Wranger, Consulado do Rock, K2 Lanches, Lady Sake e Braia Studio e o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Varginha, da Fundação Cultural do Município de Varginha e do Conselho Municipal de Incentivo à Cultura (Comic).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

PREFEITURA DE VARGINHA PUBLICA EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO 2025

O município de Varginha publicou na última quinta-feira, 24, o edital para o concurso público da Prefeitura de Varginha, cuja responsabilidade é da empresa AvançaSP. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto. Há vagas para administrador, assistente social, auxiliar de creche, biólogo, contador, dentista, desenhista, técnico em enfermagem, técnico em informática, arquiteto, assistente social escolar, engenheiro agrônomo, engenheiro eletricista, motorista, agente fiscal, auxiliar de dentista, médico, operador de veículos pesados, técnico em raio X, educador infantil, professor PII, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, entre outros cargos. São 849 vagas com salários que vão até R$ 8.600. Os aprovados terão benefícios como Ticket Alimentação, Vale Transporte, Plano de Previdência Própria - Aposentadoria e Pensão, Seguro de Vida (por adesão), Assistência à Saúde (por Adesão), Plano Odontológico (por adesão), Auxílio Funeral, Auxílio Reclusão, Auxílio Natalidade, Promoção ...