Pular para o conteúdo principal

COMARCAS DE LAVRAS E OLIVEIRA JÁ CONTAM COM CEJUS


O desembargador Wander Marotta, 3º vice-presidente do TJMG, presidiu as inaugurações

Comarca de Lavras é a 30ª a contar com um Cejus

A Comarca de Oliveira é mais uma que passa a contar com o Cejus
Foram inaugurados no dia 10 de setembro os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) das Comarcas de Lavras e Oliveira, localizadas nosul e no centro-oeste de Minas, respectivamente.

Os Cejus são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Os centros oferecem amplo acesso à Justiça, sem custo, sem demora e sem grandes formalidades.

As solenidades foram presididas pelo 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Wander Marotta, que em ambas fez pronunciamento ressaltando a importância da conciliação como alternativa para reduzir o grande acúmulo de processos no Judiciário.

Ambos os eventos contaram com a presença do juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Carlos Donizetti Ferreira da Silva, dos magistrados das comarcas, dos prefeitos e dos presidentes das Câmaras Municipais, além de membros do Ministério Público, advogados, defensores públicos, servidores do Judiciário e representantes das Polícias Civil e Militar.

Lavras
O juiz diretor do foro de Lavras, Mário Paulo de Moura Campos Montoro, destacou no evento em sua comarca que, “diante do quadro de extremo congestionamento da máquina judiciária, faz-se necessária a busca de soluções alternativas nas quaiso Poder Judiciário não seja o único protagonista da pacificação social”.

Para o juiz, “é imperioso que o cidadão, em um regime democrático, participe dos destinos de seu País e assuma o papel de ator da pacificação social, na resolução dos conflitos intersubjetivos”.

Montoro ressaltou que os Cejus cumprem “o duplo desiderato de desafogar o Poder Judiciário e incrementar a democracia participativa, com a colaboração do cidadão na definição dos rumos de seu próprio destino e a pacificação social no âmbito social em que se encontra inserido”.

O Cejus de Lavras terá como coordenador o juiz Tarciso Moreira de Souza.

Oliveira
Em pronunciamento na inauguração do Cejus de Oliveira, o juiz diretor do foro da comarca, Adelardo Franco de Carvalho Júnior, afirmou: “a partir de agora, nós juízes e funcionários de Oliveira nos colocamos à disposição de todos com os trabalhos do Cejus”.

O juiz lembrou os três principais estágios da evolução do ser humano,homo erectus, homo habilise homo sapiens, e disse que apesar de o homo sapiens ser “capaz de pensar e sentir com o cérebro e com o coração”, ele também é capaz de tomar atitudes terríveis, como as bombas jogadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagasaki, que mataram mais de 70 mil pessoas em cada uma das cidades japonesas no final da Segunda Guerra Mundial. E ressaltou a necessidade da “busca pela conversa entre as partes, com ajuda técnica e a possibilidade de prevenir e evitar a demanda judicial”.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho