quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PROJETO LEVA PRÁTICA DO JIU-JITSU A MUZAMBINHO


Da experiência de atleta de jiu-jítsu, a professora de educação física Rafaela Silva Brício Rezende levou a disciplina e o amor pelo esporte para a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Muzambinho, localizado na cidade de mesmo nome. 

Surgido em maio de 2014, o projeto Tatame do Bem, da equipe do Mestre Paulo Rezende, é umas das experiências bem-sucedidas do instituto com a comunidade de Muzambinho.

O projeto surgiu para beneficiar os alunos internos do instituto, que também atende semi-internos e externos. O objetivo era reduzir o tempo ocioso que tinham entre as aulas.

De família de praticantes de jiu-jítsu, Rafaela aprendeu a luta com o pai, o Mestre Paulo Rezende. Foi com seu pai também que aprendeu a fazer o projeto Tatame do Bem ir além dos ensinamentos das técnicas do jiu-jítsu, também conhecido como luta suave, por ter como prioridade a defesa pessoal.

Ao fundar o projeto, a coordenadora do Tatame do Bem já vislumbrava a possibilidade de transformação, por intermédio do esporte, das vidas dos jovens que dele participassem. Seu grande objetivo era a formação de cidadãos de bem. 

“A gente não ensina só as técnicas do jiu-jítsu: há os ensinamentos morais de respeito recíproco, que ajudam o ser humano a ter uma conduta, uma disciplina, não apenas no tatame, mas também na vida”, afirma Rafaela.

Aberto a interessados a partir de 4 anos de idade, o projeto tem cerca de 70 alunos. Entre eles, o mais experiente, Sérgio Silva, 46 anos, afirma que a idade e os ensinamentos do projeto são compartilhados por todos da mesma forma. 

O bom rendimento escolar é uma exigência para os alunos que frequentam o projeto. Segundo o diretor-geral do campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, a parceria com o projeto Tatame do Bem reforça o trabalho que vem sendo feito pelo instituto na comunidade de Muzambinho. 

O campus Muzambinho atende atualmente mais de 2,8 mil pessoas da comunidade em várias modalidades.
com assessoria

Nenhum comentário: