![]() |
Apresentação da Orquestra Ouro Preto na UFLA, em novembro de 2013 |
Quem assistiu ao concerto da Orquestra Ouro Preto na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 2013, deve se lembrar das adaptações que ela fez de grandes sucessos dos Beatles, e do emocionado coro cantando Hey Jude no final do espetáculo.
Quem não foi (ou deseja rever), terá uma nova oportunidade neste mês: a Orquestra Ouro Preto volta à UFLA no dia 19 de março para lançar o seu disco The Beatles, em turnê que passa pelas cidades universitárias de Minas Gerais.
Serão realizadas duas apresentações em Lavras: às 19h30 e às 21 horas, no Salão de Convenções da Universidade.
Nessa série, a Orquestra apresenta versões de sucessos dos Beatles de uma maneira inusitada, mesclando o erudito e o popular. As melodias são orquestradas, acompanhadas por uma banda (guitarra, contrabaixo, bateria e violão).
A apresentação privilegia a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e contrabaixo substituindo a palavra cantada.
“O objetivo dessa escolha é manter fidelidade às peças, desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmar o caráter atemporal da obra do quarteto”, explica o maestro Rodrigo Toffolo. Os arranjos dessa série são do violinista Mateus Freire.
O repertório da apresentação abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos.
Alguns dos destaques são Day Tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude. Essa série já foi apresentada no exterior, capitais brasileiras e cidades universitárias de Minas Gerais.
Como obter o ingresso
Para obter o ingresso (seja membro da comunidade da UFLA ou não), é preciso trocá-lo por um dos seguintes itens: pacote de fralda geriátrica (tamanho M ou G); 1 kg de pó de café; ou 5kg de açúcar. Os mantimentos serão doados a entidades filantrópicas de Lavras.
Cada pessoa poderá retirar somente um ingresso – presencial e intransferivelmente. As trocas serão feitas nos dias 15 e 16/3, no Centro Cultural Casa das Pedras (Câmpus Histórico da UFLA).
No dia 15, professores e servidores técnico-administrativos deverão obter seus ingressos; no dia 16, a retirada de ingressos deverá ser feita pelos estudantes e comunidade externa. Serão disponibilizados 200 ingressos para cada um desses segmentos e os estudantes devem estar com o documento de identificação estudantil.
Orquestra Ouro Preto
A Orquestra Ouro Preto foi criada no ano 2000 e tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas.
A universalidade do repertório apresentado, embora embasado na música clássica; a latinidade como fonte de identidade e referência; e o ineditismo experimental, com o diálogo entre a música clássica e popular, fazem com que o grupo se diferencie de outras orquestras.
Em seu legado, destaca-se a indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco instrumental, pelo álbum Latinidade e apresentações em importantes cidades do país e exterior.
Entre os trabalhos mais recentes, destacam-se a Turnê Lusofonia, com a divulgação da música de concerto brasileira contemporânea em países de língua portuguesa; o espetáculo Valencianas, com interpretações de músicas do cantor Alceu Valença; e protagonismo do documentário Concerto para Ouro Preto.
Serviço
Orquestra Ouro Preto apresenta The Beatles na UFLA
Data: 19 de março
Horário: 19h30 e 21 horas
Local: Salão de Convenções da UFLA
Ingresso: deve ser trocado por 1 pacote de fralda geriátrica, ou 1kg de pó de café, ou 5kg de açúcar.
Troca de ingressos: Centro Cultural Casa das Pedras (Câmpus Histórico, ao lado do Museu Bi Moreira). No dia 15/3, para professores e servidores da UFLA; no dia 16/3, para estudantes (devem apresentar carteirinha) e comunidade.
Informações: (35) 3829-1317 / 1212
por Mateus Lima - da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário