Pular para o conteúdo principal

OPORTUNIDADE: TREINAMENTO PARA FORMAÇÃO DE COFFEE HUNTERS TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

Curso visa formar especialistas na garimpagem de micro-lotes de cafés especiais


Estão abertas as inscrições prévias do Treinamento para formação de Coffee Hunters 2016. O curso, altamente especializado e de grande sofisticação técnica, cria uma nova visão integrada da cadeia do café por meio de um modelo vivencial inovador.

Idealizado e conduzido por Ensei Neto, primeiro Coffee Hunter brasileiro, este curso de imersão tem mais de 100 horas-aula e contempla áreas do conhecimento como Geografia, Botânica, Físico Química, Estatística e Bioquímica.

Ele é destinado aos apaixonados por café com formação em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Gastronomia e Biologia, assim como profissionais como Cafeicultores, Mestres de Torra e Baristas. 

O treinamento transcorre em duas etapas: na primeira, denominada 'a campo', são visitadas duas origens onde os participantes irão conhecer e identificar todas as características territoriais e de produção com a finalidade de compreender seus impactos na bebida, que será avaliada durante a etapa 'em laboratório'.

As noites são reservadas para os chamados 'Fóruns Noturnos', quando os casos vistos durante o dia são exaustivamente discutidos, propiciando enorme interatividade entre participantes e, consequentemente, um riquíssimo acervo de conhecimento.

Para este ano, o tema será “Processos Fermentativos na Cafeicultura”, que tem atraído muitos profissionais pela diversidade de resultados que pode oferecer. 

Especialmente para o Treinamento 2016, os Fóruns Noturnos terão a presença de Gilberto de Melo Pereira, que se especializou nos processos fermentativos do café, e o agrônomo Evanildo Peres, que foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Jaboticabal e especialista em Fisiologia do Café. 

Quarenta dias à frente, os lotes de café selecionados nas visitas serão minuciosamente testados sensorialmente durante a etapa 'em laboratório'.

O processo seletivo para os participantes tem os seguintes passos: Inscrição Prévia, Análise do Currículo Profissional, Entrevista e, finalmente, a Inscrição Definitiva.

O que é um coffe hunter?
Eles ainda não são numerosos no mundo, mas a demanda por seus conhecimentos e mão-de-obra crescem à medida que a procura por cafés de qualidade aumenta. 

Apesar de ser o maior produtor de café do mundo, no Brasil quando o assunto é qualidade, ainda carece de muita evolução. 

E para ajudar nesta tarefa, muitos produtores de café estão contratando especialistas em tecnologia de alimentos e especializados em café. Eles são chamados de coffee hunter, uma espécie de caçador de café.

O coffee hunter' analisa o solo, plantio e colheita dos grãos e com o estudo é possível que o produtor faça melhorias para produzir grãos com mais qualidade.

Maiores informações pode ser obtidas com Ensei Neto:

E-mail: cafeotech@uol.com.br
Skype: eunetocoffees

com Antônio Sérgio Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...