Curso visa formar especialistas na garimpagem de micro-lotes de cafés especiais
Estão abertas as inscrições prévias do Treinamento para formação de Coffee Hunters 2016. O curso, altamente especializado e de grande sofisticação técnica, cria uma nova visão integrada da cadeia do café por meio de um modelo vivencial inovador.
Idealizado e conduzido por Ensei Neto, primeiro Coffee Hunter brasileiro, este curso de imersão tem mais de 100 horas-aula e contempla áreas do conhecimento como Geografia, Botânica, Físico Química, Estatística e Bioquímica.
Ele é destinado aos apaixonados por café com formação em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Gastronomia e Biologia, assim como profissionais como Cafeicultores, Mestres de Torra e Baristas.
O treinamento transcorre em duas etapas: na primeira, denominada 'a campo', são visitadas duas origens onde os participantes irão conhecer e identificar todas as características territoriais e de produção com a finalidade de compreender seus impactos na bebida, que será avaliada durante a etapa 'em laboratório'.
As noites são reservadas para os chamados 'Fóruns Noturnos', quando os casos vistos durante o dia são exaustivamente discutidos, propiciando enorme interatividade entre participantes e, consequentemente, um riquíssimo acervo de conhecimento.
Para este ano, o tema será “Processos Fermentativos na Cafeicultura”, que tem atraído muitos profissionais pela diversidade de resultados que pode oferecer.
Especialmente para o Treinamento 2016, os Fóruns Noturnos terão a presença de Gilberto de Melo Pereira, que se especializou nos processos fermentativos do café, e o agrônomo Evanildo Peres, que foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Jaboticabal e especialista em Fisiologia do Café.
Quarenta dias à frente, os lotes de café selecionados nas visitas serão minuciosamente testados sensorialmente durante a etapa 'em laboratório'.
O processo seletivo para os participantes tem os seguintes passos: Inscrição Prévia, Análise do Currículo Profissional, Entrevista e, finalmente, a Inscrição Definitiva.
O que é um coffe hunter?
Eles ainda não são numerosos no mundo, mas a demanda por seus conhecimentos e mão-de-obra crescem à medida que a procura por cafés de qualidade aumenta.
Apesar de ser o maior produtor de café do mundo, no Brasil quando o assunto é qualidade, ainda carece de muita evolução.
E para ajudar nesta tarefa, muitos produtores de café estão contratando especialistas em tecnologia de alimentos e especializados em café. Eles são chamados de coffee hunter, uma espécie de caçador de café.
O coffee hunter' analisa o solo, plantio e colheita dos grãos e com o estudo é possível que o produtor faça melhorias para produzir grãos com mais qualidade.
Maiores informações pode ser obtidas com Ensei Neto:
E-mail: cafeotech@uol.com.br
Facebook: www.facebook.com/enseineto
Skype: eunetocoffees
Home page: www.thecoffeetraveler.net
com Antônio Sérgio Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário