Pular para o conteúdo principal

SEMANA AFRICANA DA UFLA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

Entre os estudantes estrangeiros hoje presentes na universidade, os do continente africano são os de maior número

A aula inaugural do Curso de Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão realizada em abril de 2014. Na imagem, vê-se profissionais vindos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe

Em junho, terá início a segunda edição da Semana Africana da Universidade Federal de Lavras (UFLA), organizada pelo Núcleo de Cultura Internacional. 

Serão duas palestras e uma Festa Africana. Entre os estudantes estrangeiros hoje presentes na universidade, os do continente africano são os de maior número. 

Mas não é somente a quantidade que faz com que sejam notados, mas também sua animação e capricho em promover eventos culturais que trazem informações sobre seus países de origem.

Serão discutidas questões culturais comuns a alguns países do continente africano, que ajudaram a enriquecer e constituir a identidade brasileira. 

Também será dado enfoque à história de colonização do continente, especificamente de países francófonos, assim como a lusofonia na África. 

É uma oportunidade para que o público saiba mais sobre a realidade atual e cultural do continente, tão pouco conhecida pelos brasileiros.

As palestras, sobre os temas acima, serão realizadas nos dias 1º de junho (das 19h às 20h30, no Anfiteatro do Departamento de Biologia – DBI) e 2 de junho (das 17h30 às 18h45 no Anfiteatro do Departamento de Exatas – DEX). 

Já a Festa Africana será promovida no próximo dia 4, na casa Bonanza (antigo Dance Bem), começando às 20h, com música, danças e comidas típicas de vários países.

As inscrições para as palestras devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG) até o dia 31 de maio. E os ingressos para a Festa Africana estão à venda tanto em frente à Cantina Central, como na própria Bonanza.


por Camila Caetano – da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.