quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DE ERRADICAÇÃO DA PÓLIO


A Pólio é um risco para qualquer criança em qualquer lugar deste mundo. A campanha de erradicação da Pólio é uma iniciativa comprometida a combater essa doença até que cada criança esteja livre dela.

Para nós do Rotary, participantes dessa campanha, é uma oportunidade para fazermos história, erradicando a segunda maior doença em toda a existência da humanidade. Mundialmente falando, falta muito pouco para terminarmos com a Pólio.

Desde que essa campanha foi iniciada, há cerca de 30 anos, Rotary e seus parceiros conseguiram reduzir os casos de Pólio no mundo em cerca de 99%. Há apenas 3 países onde o virus da pólio ainda não foi totalmente erradicado: Afeganistão, Nigéria e Pakistão.

Rotary conseguiu levantar, dentre seus parceiros, mais de 1 bilhão de dólares e conseguiu envolver um número incontável de voluntários que tem se dedicado ao combate a essa doença.

Por quê terminar com a Pólio agora?
a) Porque é uma ameaça para a humanidade. Especialistas dizem que se não extinguirmos a Pólio já, poderá haver nova epidemia dessa doença que atingiria 10 milhões de casos nos próximos 40 anos. Aliás, cientistas já alertam que corremos o risco dos “bichinhos” (bactérias, virus e similares) acabarem destruindo, dizimando a humanidade.

b) Porque Isso é possível. Não existe cura para a poliomielite, mas a vacina consegue prevenir novos casos. O sucesso na erradicação da pólio, construirá uma base competente para eventuais grandes iniciativas globais na área da saúde.

c) Porque é um bom investimento. O mundo investiu 9 bilhões de dólares em favor da erradicação da Pólio e um estudo publicado numa revista da área da medicina, estima que isso produziu benefícios que resultarão numa economia de 40 a 50 bilhões de dólares nos próximos 20 anos, com os conhecimentos produzidos na área do combate a agentes patológicos de outras doenças.

A infraestrutura para o combate à Pólio e os inúmeros voluntários que se envolveram nessa campanha, fortaleceram os sistemas para outras intervenções na área da saúde!

Rotary Club de Lavras

Foto: Diego Ibarra Sánchez

Nenhum comentário: