Pular para o conteúdo principal

CARNE ESTRAGADA? STARTUP MINEIRA CRIA MECANISMO DE CONTROLE DE QUALIDADE

Em meio às polêmicas da operação da Polícia Federal, pesquisadores mineiros ganham destaque com tecnologia desenvolvida


Por Redação SIMIBelo Horizonte
Na semana passada, a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, (PF) colocou em evidência um esquema de corrupção que denuncia a falta de fiscalização sanitária em frigoríficos brasileiros. Indícios apontaram a venda de carnes fora do prazo de validade.

Já para os lados de cá, nas montanhas mineiras, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desenvolveu um selo inteligente que promete acabar com qualquer problema relacionado a alimentos vencidos.

A startup AS31 surgiu a partir de um trabalho de dissertação defendido pela fundadora, Marcela Rocha, no programa de mestrado de Engenharia de Materiais. A empresa desenvolveu o sensor SaferTag, uma solução simples de baixo custo que garante a segurança da população no consumo de alimentos.

A etiqueta indica, por sua coloração, a condição do alimento, se está bom ou impróprio para consumo. Isso ocorre a partir da análise da proliferação de microrganismos e da variação de temperatura. Tal tecnologia permite que as indústrias consigam monitorar, de forma simplificada, a qualidade de seus produtos durante toda a etapa do processo de produção e distribuição.

No início do desenvolvimento do projeto, Marcela teve o apoio da Fapemig na pesquisa intitulada "Filme Inteligente para a Análise da Vida de Prateleira de carnes de Frango "in natura"".

Mais tarde, o projeto participou do programa BioStartup Lab, da Biominas, se desenvolveu para levar a tecnologia ao mercado e acabou resultando em um modelo de negócio mais robusto. Agora, a startup participa do programa de aceleração Fiemg Lab.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...