Pular para o conteúdo principal

UPA DE VARGINHA COMEMORA 5 ANOS

 
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Varginha, no Sul de Minas, completou cinco anos de funcionamento com números expressivos.
 
Nesse período foram cerca de 700 mil pessoas atendidas o que corresponde a 135.416/ano e 11.285/mês.
 
“A UPA começou a funcionar em junho de 2012, quando foram registrados 64 mil atendimentos; no ano seguinte chegamos a 129 atendimentos; em 2014, 127 mil; em 2015 137 mil e no ano passado 145 mil pessoas atendidas”, enumera a chefe da Divisão de Urgências e Emergências, Rosana de Paiva Silva Morais.

A UPA adota o Protocolo de Manchester que é uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto atendimento, ou seja, casos urgentes são priorizados.
 
Para isso são usadas cores que determinam um tempo máximo para o atendimento ao paciente, de forma a não comprometer a sua saúde (VERMELHO – Emergência; LARANJA - Muito urgente; AMARELO – Urgente, VERDE - Pouco urgente e AZUL - Não urgente).
 
O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor. Após, o paciente é direcionado para a sala de triagem.
 
O enfermeiro triador identifica a queixa principal e através dela associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado. Baseado nas respostas do paciente ele identificará a cor.

A UPA de Varginha também realiza o projeto de educação continuada o que permite aos funcionários participarem de cursos para se manterem atualizados.
 
“Além dos cursos ministrados dentro da própria UPA temos funcionários que também fazem cursos em unidades de saúde renomadas como o Hospital Albert Einstein, em São Paulo”, enfatiza Rosana.

A UPA de Varginha é referência, ou seja, as Secretarias Regional e Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, indicam como modelo para outras unidades que buscam modelos de gestão.
 
Assim, equipes de diversas localidades já estiveram no local fazendo visitas técnicas para conhecerem de perto o funcionamento da unidade varginhense que atualmente, possui 198 servidores.

Para comemorar os 5 anos de existência, a direção da UPA realizou eventos com palestras sobre relações interpessoais.
 
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho