Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADES ESPORTIVAS OCUPAM BRASÍLIA E MARCAM INÍCIO DO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

As ações ocorrem no dia 18 de março, das 7h às 15h, são gratuitas e abertas ao público
Atividades culturais incluem população no 8º Fórum Mundial da Água. Oficina de reciclagem de papel ensina a fabricar máscaras de polpa moldada desenvolvida no Gama, no Distrito Federal

As atividades do 8º Fórum Mundial da Água vão tomar conta de Brasília. No domingo, 18 de março, haverá uma série de eventos esportivos e de entretenimento abertos ao público na Esplanada dos Ministérios, na orla da Ponte JK e no Clube Cota Mil. 

As ações vão das 7h às 15h e fazem parte das iniciativas do Dia Mundial da Água (#DMA2018), comemorado em 22 de março.

A ideia é promover a qualidade de vida por meio do uso seguro, consciente, responsável e sustentável do Lago Paranoá e das águas do Cerrado, integrando o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.

Ao todo, serão cerca de 30 atividades. Só no espelho d’agua do Lago Paranoá serão mais de 10 esportes acontecendo ao mesmo tempo: Vela, Vela Adaptada, Remo Olímpico, Canoa Havaiana, Regata, Canoagem, Paracanoagem, Natação, SUP, Deep Water Running, Mergulho, Polo Aquático e Futevôlei.

A tradicional Corrida e Caminhada pela Água dará início às atividades comemorativas. O percurso da sétima edição ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, a partir das 7h. As inscrições são gratuitas e começam hoje, segunda-feira, 12, a partir das 18h, no site Central de Corrida. A participação é limitada a 4 mil vagas (2.500 para a corrida e 1.500 para a caminhada). Na retirada do kit de corrida, sugere-se a doação de 1kg de alimento não-perecível.

A programação na Orla da Ponte JK, realizada pelo Movimento #ocupeolago, conta com a 2ª Corrida N'água do Lago Paranoá (Deep Water Running) e a 1ª etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem, com a Federação Brasiliense de Canoagem (Febracan). Também haverá futevôlei, com Lana Miranda, dez vezes campeã mundial. Já a Regata do 8º Fórum Mundial da Água acontecerá nos dias 15, 17 e 18, no Clube Cota Mil.

Além das atividades esportivas, a programação do #DMA2018 contará com atividades gratuitas culturais e de entretenimento para toda a família na Orla da Ponte JK. Haverá ações de conscientização com painéis sobre a água, com o grafiteiro Oneal, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado e coleta de resíduos para criação de “arte com lixo”, que será apresentada na Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial da Água.

Organização
As atividades são organizadas em parceria pela Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Movimento Ocupe o Lago e Associação Amigos do Futuro.

Veja abaixo a relação completa de atividades: 

- 1ª etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem – Febracan
- 2ª Corrida N'água do Lago Paranoá – Prof. Ed. Deep Water Running
- 3º Campeonato de Catamarã – Canoa Havaiana (Va´a)
- Regata das Águas – Federação Brasiliense de Vela Adaptada
- Regata de Vela do Cota Mil
- Aulas Gratuitas de Remo Olímpico com Remo Brasília
- Competição de Remo Olímpico – Federação Brasiliense de Remo
- Competição de SwinRun
- Competição de SupRace
- Futevôlei com Lana Miranda, brasiliense 10 vezes campeã mundial
- Jogo de Polo Aquático
- Mergulho para a Coleta Subaquática de Resíduos
- Espaço Desafio das Estrelas/Cerrado Adventure, com palestras e exposições
- Apresentação de Sereísmo – Aquamagia
- Ioga & Meditação
- Treino de Ultramaratona – 60tão
- Treino de Natação em Águas Abertas com Tubarões do Paranoá
- Distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado
- Painéis de Graffiti sobre a Água – Oneal
- Oficinas e Exposições Ambientais
- Shows e Atrações Culturais
- Roda de Capoeira com Raízes do Brasil
- Atividades Infantis – Oficina de Pintura de Rosto
- Caiaque e SUP gratuitos
- Tour das Pontes, com crianças carentes da Cidade Estrutural
- Ações de prevenção de doenças e promoção da saúde
- Coleta Seletiva com Central de Cooperativas de Catadores do DF e SLU
- Apresentação do Batalá 
- Abraço Coletivo em Celebração às Águas

Serviço
#DMA2018
Local: Orla da Ponte JK
Data: 18 de março de 2018, das 9h30 às 15h
Entrada: Grátis

Serviço
Corrida e Caminhada pela Água
Local: Esplanada dos Ministérios
Data: 18/03/2018
Horário: Das 7h às 10h
Inscrição: A partir de segunda-feira, 12 a partir das 18h
Valor: gratuita. Sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível na retirada do kit de corrida
Vagas: 4 mil (2.500 vagas para a corrida e 1.500 vagas para caminhada)
Informações: 3661-4983/5075

Serviço
Regata do 8º Fórum Mundial da Água 
Quinta-feira (15/03): 
19:30hs - Palestra do navegador Roque Araújo aos velejadores e ao público em geral.
Sábado (17/03): 
09:00hs - Palestra do navegador Roque Araújo aos velejadores de Optmist (crianças);
11:00hs - Regatas de optmist (crianças)
14:00hs - Regatas Dingue, NS-14, Laser e Finn.
Domingo (18/03): 
10:00hs - Regatas de veleiros oceano, categorias Formula Brasília, Regata Grupo A e B e
Regra de Cruzeiro, Flotilhas Delta 26, Fast 230 e Ranger 22.
13:00hs – Premiação das regatas: Varanda do Salão Social do Cota Mil Iate Clube.
Entrada: gratuita

Parceiros 
#ondasup; Aquamagia; Associações dos Amigos da Quebra da 13 – Q13; Batalá; Brasília Capital do Remo; Caesb – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal; Carol Coelho Arquitetura; CBMDF – Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; Centcoop – Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF; Centro Cultural Raízes do Brasil; DJ Clécio Voodoosound; Febracan – Federação Brasiliense de Canoagem; Federação Brasiliense de Remo; Federação Brasiliense de Vela Adaptada; GAT – Grupamento Ambiental do Torto; Grupo Escoteiro Gavião Real; Handhs Tecnologia Produções; Ibram – Instituto Brasília Ambiental; Instituto ICO2 Zero; Instituto Lixo Zero; Life Run; Mackenzie Colégio e Faculdade; Ministério do Esporte/Governo Federal; Novo Rio Ambiental; Oneal Graffiti; Oskalunga Multsports; PMDF – Polícia Militar do Distrito Federal; Presidência da República – Subchefia de Assuntos Federativos; Projeto Estruturando; Remo Brasília; SLU – Serviço de Limpeza Urbana; Surfistas do Cerrado; Transamérica FM; Tubarões do Paranoá; Tupiniquim Entretenimento; UDF – Centro Universitário do Distrito Federal; Virgens da Asa Norte; Viveiro Comunitário do Lago Norte; Viveiro Comunitário do Park Way.

da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.