sexta-feira, 3 de agosto de 2018

DIVINÓPOLIS: MANUTENÇÃO CONTÍNUA REDUZ AGUAPÉS NO RIO ITAPECERICA


A Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, realiza o trabalho contínuo de retirada de aguapés no rio Itapecerica. Com a limpeza frequente, as plantas não proliferam criando o chamado tapete verde.

As equipes da Semop realizam trabalho preventivo e a manutenção de aguapés em todo o comprimento do rio, próximo à ponte do Porto Velho, na Ponte do Niterói e no bairro Candelária. O período de limpeza ocorre de março a outubro, devido ao período de Piracema.

De acordo com o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Claudemir Cunha, a manutenção contínua evitou a proliferação das plantas. 

“Devido à manutenção em pontos estratégicos, não ocorreu o sistema de proliferação de aguapés, gerador do chamado efeito tapete. A manutenção é realizada de acordo com o sistema de monitoramento pontuado pela Secretaria de Meio Ambiente e efetuada pela Semop”, ressaltou o biólogo.

Os aguapés são soltos das margens com apoio de barcos, bambus e ganchos. No ano passado, a Prefeitura de Divinópolis retirou 1,9 mil caminhões da planta aquática. Por dia, as equipes limparam uma área de 500 metros quadrados.

Nenhum comentário: