quarta-feira, 5 de agosto de 2020

BOM SUCESSO GANHA USINA DE LIXO


No último dia 1º, entrou em funcionamento a moderna Usina de Triagem e Compostagem (UTC) de Bom Sucesso, no Sul de Minas. Situada no Sítio São Vicente de Paulo, na zona rural, há aproximadamente 4km do centro da cidade, a UTC têm por objetivo diminuir custos para o município e gerar emprego e renda para os trabalhadores.

O empreendimento, segundo a administração da cidade, encontra-se totalmente licenciado ambientalmente de acordo com as normas e determinações da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) do Sul de Minas. Com capacidade inicial de processar até 15 toneladas de lixo/dia, a usina realizará a triagem, processamento, beneficiamento dos resíduos sólidos secos recicláveis e reutilizáveis como papel, plástico, metal, vidro e outros. 

O lixo orgânico recebera processo de compostagem que deverá ser utilizado na fabricação de adubo, e o restante dos rejeitos serão encaminhados a aterro sanitário controlado. Vale lembrar que o antigo aterro de Bom Sucesso foi fechado em agosto do ano passado por determinação judicial. Com isso o município passou a ter uma grande despesa para a remoção das mais de 10 toneladas de lixo coletadas por dia para um aterro controlado que fica localizado a 100 km da cidade.

Com o apoio da prefeitura da cidade, a Associação Recicle Consciente promoverá com entidades ligadas ao meio ambiente ações de educação ambiental voltadas à orientação aos munícipes sobre a segregação correta do lixo. 

De acordo com a administração do município, algumas cidades da região já manifestaram a intenção de enviar o lixo coletado para ser processado pela UTC de Bom Sucesso, o que deve gerar para a cidade ainda mais emprego e renda neste novo seguimento de negócio.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns a administração de Bom Sucesso, isto com certeza trará um novo horizonte a cidade e maís qualidade de vida.
Marcos Lopes Ribeiro