Pular para o conteúdo principal

UFLA SE DESTACA, PELO SEGUNDO ANO, NO CONCURSO DO CENTRO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO DO AÇO


Estudantes de diversos períodos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram da 2ª edição do Concurso Centro Brasileiro da Construção de Aço (CBCA) e foram premiados com Menção Honrosa pelo projeto desenvolvido para o tema “Segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai”. 

Apesar das dificuldades encontradas, a equipe liderada pelos professores do Departamento de Engenharia (DEG) Maykmiller Carvalho Rodrigues (orientador) e Diogo Tubertini Maciel (co-orientador) desenvolveu toda a estrutura em aproximadamente quatro meses, e concorreu com mais 15 projetos de diversas instituições nacionais de ensino superior.

Estimular o aprendizado dos estudantes é ponto-chave do concurso: geralmente, são explorados temas não abordados durante a graduação, mesclando a realidade do mercado de trabalho com a vivência acadêmica. O desafio lançado era construir uma ponte de aço de 780 metros. 

De acordo com o estudante do 10º período João Henrique Braga da Silva, “desenvolver projetos de status praticamente profissional nos prepara melhor para o mercado de trabalho. Nesse concurso, enxergamos o desafio que um profissional da engenharia precisa enfrentar ao realizar uma tarefa da qual, inicialmente, não se tem o conhecimento; a proposta é estudada, avaliada, adquirida e executada”, comentou.


Devido à pandemia, o projeto foi praticamente todo desenvolvido por meio de reuniões por vídeo chamadas na plataforma do Google. “Tivemos poucas reuniões presenciais em função do distanciamento social, os membros da equipe se encontraram em suas respectivas cidades. Mesmo assim, houve empenho e dedicação para conclusão do projeto”, relatou Fabiana Aparecida Blanco, estudante do 5º período.

De acordo com professor Maykmiller, “eventos assim são alavancas extraordinárias para melhorar ainda mais a formação dos nossos estudantes. No início, encontramos algumas dificuldades, pois se tratava de algo que a equipe nunca havia tido contato, além de apenas um membro haver cursado a disciplina de Estruturas Metálicas, que era peça-chave para desenvolvimento de todo conceito do projeto. A dimensão da ponte, com cerca de 780 metros, também foi um fator que nos fez estudar e planejar ainda mais, já que não é algo convencional, e nem visto na graduação, gerando desafios até mesmo para um profissional formado. Ainda assim, conseguimos desenvolver toda estrutura mesclando dois sistemas de construção típicos: o estaiado e o treliçado, fator que nos deu grande destaque, pois se trata de algo inovador na construção utilizando aços”.

Vencer os obstáculos e trabalhar em equipe fez toda diferença na conclusão do projeto: “aprendemos a trabalhar como um verdadeiro time, apoiando uns aos outros, não apenas no projeto em questão, mas na vida acadêmica e pessoal, já que em diversos momentos tivemos que enxergar as dificuldades e empecilhos de cada envolvido, motivando sempre toda equipe”, disse o estudante do 7º período Vinicius Neves de Sousa. 

Desenvolver projetos inéditos e que desafiem estudantes e docentes é uma boa forma de avaliar a interação existente mesmo fora da sala de aula. “Receber o prêmio foi o reconhecimento pelo trabalho árduo da equipe da UFLA; por meio dele, é possível transmitir a toda a sociedade o trabalho sério que está sendo desenvolvido na universidade, mostrando que ela está bem estruturada e com ensino de qualidade, proporcionando aos estudantes o reconhecimento em um concurso de nível nacional”, concluiu o professor Diogo.

A equipe envolvida no projeto é composta pelos professores: Maykmiller Carvalho Rodrigues (orientador) e Diogo Tubertini Maciel (co-orientador), e pelos estudantes: Pedro Henrique Andrade de Lima (8º período); Guilherme Micael Carvalho Souza (7º período); Fabiana Aparecida Blanco (5º período); Sabrina Candiani (6º período); Vinicius Neves de Sousa (7º período) e João Henrique Braga da Silva (10º período).

Pelo segundo ano, UFLA recebe premiação no CBCA
Em abril de 2019, a equipe da UFLA, também orientada pelos professores Maykmiller Carvalho Rodrigues e Diogo Tubertini Maciel, ficou em 1º lugar na edição de estreia do concurso realizado pelo Centro Brasileiro da Construção de Aço (CBCA), com a construção de uma passarela de aço a ser executada pelo DNIT

do Portal da Ciência UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...