sexta-feira, 30 de julho de 2021

EX-GOLEIRO ARANHA É HOMENAGEADO EM POUSO ALEGRE


Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 27, a Câmara Municipal de Pouso Alegre, no Sul de Minas, realizou uma homenagem ao ex-goleiro Aranha. A homenagem foi uma indicação do vereador Dr. Edson (Cidadania). Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha, encerrou a sua carreira de goleiro no ano de 2018. De lá pra cá intensificou o seu trabalho no combate ao racismo. Deste trabalho nasceu o livro "Brasil Tumbeiro".

O vereador Dr. Edson comentou em seu pronunciamento na tribuna que o livro está sendo incluído para estudo em diversas escolas e propôs que os estudantes de Pouso Alegre também possam tratar sobre o tema nas salas de aula.

Trajetória
Aranha, como é conhecido profissionalmente, formou-se na Ponte Preta. O apelido surgiu através de seu treinador Aílton Custódio, na época em que Aranha treinava numa escolinha de futebol em sua cidade natal, Pouso Alegre. Surgiu como uma referência ao goleiro soviético Lev Yashin, conhecido como Aranha Negra pela roupa que usava e por suas grandes defesas. Em 2008, Aranha foi considerado o melhor goleiro do Campeonato Paulista. A Ponte Preta disputou a final contra o Palmeiras mas acabou perdendo. Seu contrato com o time de Campinas foi renovado por mais três anos.

Em 26 de maio de 2009, o Atlético Mineiro o contratou, mas em 17 de dezembro de 2010, o clube anunciou que Aranha não teria seu contrato renovado para a temporada seguinte. Em 21 de dezembro de 2010, o Santos anunciou seu vínculo visando a disputa da Copa Libertadores de 2011, com o salário de aproximadamente R$ 100 mil. Em dezembro de 2012, Aranha renovou seu vínculo até 2015.[6] Diante o time da Chapecoense, Aranha completou cem jogos pelo Santos.

Com os graves problemas financeiros do Santos, que acarretou em atrasos nos pagamentos salariais do elenco, Aranha ingressou com medida judicial de rescisão contratual com o clube, negada em caráter liminar. Porém, em 27 de janeiro de 2015, o goleiro e clube chegaram a um acordo de rescisão, com o clube se comprometendo a quitar os últimos débitos ao jogador. Em 2 fevereiro de 2015 assinou contrato com o Palmeiras até o fim do ano de 2015.[9] Atuou em apenas uma partida e em concluiu seu vínculo com o clube em 16 de dezembro.

Em 13 de junho de 2016 foi contratado pelo Joinville para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2016 - Série B.[11] Estreou em 9 de julho contra o Sampaio Corrêa.[12] Após cinco partidas o clube rescindiu seu contrato. Após sete anos, Aranha retornou à equipe da Ponte Preta para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2016.[14] No Campeonato Paulista de 2017, repetiu o vice-campeonato. Em 19 de fevereiro de 2018, Aranha foi anunciado pelo Avaí.

*Com informações da assessoria Câmara de Pouso Alegre
*Pesquisa e edição de texto, Sebastião Filho
*Informações sobre a trajetória do ex-goleiro extraídas da Wikipédia

Nenhum comentário: