Pular para o conteúdo principal

VEREADORES BARRAM REAJUSTE DE SERVIDORES DA CÂMARA DE ITAJUBÁ


A Câmara Municipal de Itajubá, no Sul de Minas, discutiu e votou, em 1º turno, o projeto que dispõe sobre a revisão dos vencimentos dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Itajubá, durante a 27ª Sessão Ordinária.

Apresentado pela Mesa Diretora, assim como é feito anualmente, o PL Nº 4509/2021 visa recompor, a título de revisão anual, o salário bruto atual em 4,52%, e restabelecer o poder de compra dos subsídios dos Servidores da Câmara Municipal de Itajubá em relação a inflação anual, cumprindo inclusive, determinação constitucional de revisão geral anual da remuneração.

Em maio de 2020, o presidente da República sancionou a Lei Complementar Nº 173/2020, que, em decorrência da pandemia da Covid-19, proibia, até o dia 31 de dezembro de 2021, conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial ou de determinação legal anterior à calamidade pública.

Contudo, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, essa lei não se aplica à revisão anual da remuneração dos servidores públicos, uma vez que esta se trata de garantia constitucional assegurada e visa a recomposição das perdas inflacionárias ocorridas em razão da desvalorização do poder aquisitivo da moeda em determinado período, não se tratando, pois, de aumento real.

Em votação, o Projeto de Lei foi rejeitado por 6 votos contrários, contra 3 favoráveis e 1 abstenção. Votaram contra os vereadores Chiquinho do Euzébio, Tenente Melo, Marcelo Krauss, Sílvio Vieira, Rafael Rodrigues e Kener Maia, enquanto os vereadores Pedro Gama, Andressa do Coletivo e Markinhu Meireles foram favoráveis. O vereador Sebastião Silvestre, no entanto, preferiu se abster do voto. O vereador Robson Vaz, por sua vez, como Presidente da Câmara, não vota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...