segunda-feira, 16 de agosto de 2021

NOVO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL DA PREFEITURA DE LAVRAS FOI APRESENTADO HOJE

Apresentação contou com a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão Luísa Barreto e da ex-secretária Renata Vilhena

O Planejamento Estratégico para uma Gestão Sustentável na Prefeitura de Lavras, cuja consultoria é feita pela Fundação Dom Cabral (FDC), foi apresentado na tarde de hoje, segunda-feira, dia 16. O evento teve início às 14h, no Auditório 2 do Centro Universitário de Lavras (Unilavras). 


Participaram do evento, a prefeita  Jussara Menicucci; o vice-prefeito e secretários municipal de Fazenda, Rodolpho Wilson Crepaldi; as professoras que integram o projeto, Luiza Barreto, atual secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) e Renata Maria Paes de Vilhena, ex-titular da Seplag durante três governos mineiros; o presidente da Câmara Municipal, vereador Bira Rocha, além de outros participantes. 

"Nós vamos modernizar a gestão pública. Nós vamos ter o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a cidade, porque a gente quer que Lavras seja uma das melhores cidades de Minas Gerais. A gente busca com esse projeto o desenvolvimento, a gente busca melhores índices na educação, na saúde, no IDH e também no PIB da nossa cidade", destacou a prefeita Jussara Menicucci. 

Etapas 

No início de abril de 2021, foi realizado o primeiro encontro entre as instituições, que teve como objetivo apresentar o projeto e cada uma das fases, dividido em quatro etapas: Planejamento do projeto; Escuta Ampliada; Planejamento Estratégico; Revisão da Estrutura Organizacional e o Plano de retomada da economia.

Durante a apresentação da fase Planejamento do projeto, que tem como objetivo definir a gestão e apresentar a metodologia e escopo do trabalho, os representantes da Prefeitura fizeram diversas perguntas, contribuições e dúvidas, que demonstraram o “entusiasmo do governo executivo local” com a parceria entre a Prefeitura e a FDC.

Em seguida, as lideranças de diversos setores do Governo Municipal participaram da Escuta Ampliada, onde é realizada a análise documental de pontos importantes na administração pública: Plano de Governo, PPA vigente, projetos anteriores relacionados, estrutura organizacional vigente, regimentos, estrutura de cargos comissionados e legislações pertinentes, entre outros.

Na sequência, foi feito um mapeamento do contexto externo do município em relação aos cenários para o setor público, para o Estado de Minas Gerais e para o município. O estudo também busca identificar a percepção e demandas para a Prefeitura na visão de alguns atores chave.

Também integram a equipe, a gerente do projeto, Denise Leite a a coordenadora executiva Patrícia Saliba.

Nenhum comentário: