Pular para o conteúdo principal

LEI OBRIGA COPASA A INFORMAR COM ANTECEDÊNCIA INTERRUPÇÃO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM LAVRAS

Projeto de lei foi proposto pelo vereador Coronel Claret e recebeu emenda do vereador João Paulo Felizardo

Nos últimos meses os moradores de Lavras, no Sul de Minas, se viram às voltas com o desabastecimento de água em seus domicílios e sem prévio aviso nenhum por parte da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), concessionária do serviço de água e esgoto no município.

Diante das inúmeras reclamações de cidadãos, denúncias e polêmica gerada com a falta de transparência por parte da empresa, o vereador Antônio Claret dos Santos (Coronel Claret) ingressou com o Projeto de Lei (PL) 4670 na Câmara Municipal de Lavras, que dispõe sobre a obrigatoriedade de informação prévia sobre a falta de fornecimento de água no Município de Lavras e dá outras providências.

O projeto, que recebeu uma emenda do vereador João Paulo Felizardo, foi aprovado pelo Legislativo local nesta segunda-feira, dia 25 e sancionado nesta quarta-feira, dia 27, pela prefeita Jussara Menicucci. A lei prevê uma multa de 3.000 UFML (unidade fiscal do município de Lavras) e, em caso de reincidência o valor da multa vai para 6.000 UFML.

No texto fica determinado que a Copasa informe em todos os meios de comunicação e também à Prefeitura e à Câmara Municipal quando houver o corte no fornecimento, com todos os dados do local afetado, como nomes da rua e bairro, o tempo de duração e previsão de retorno.

Em caso de racionamento planejado devido à falta de água ou outro motivo, o comunicado deverá ser feito semanalmente com previsão para os próximos 7 dias.

Se a interrupção acontecer devido a problema técnico não previsível, o comunicado deverá ser realizado imediatamente, após a empresa ter conhecimento da necessidade do corte. Já emm caso de corte devido ao problema técnico não previsível, o comunicado deverá ser realizado imediatamente após a concessionária tomar ciência da necessidade do corte. Pela lei, o comunicado deverá conter o nome do bairro ou rua que terão o fornecimento cortado, bem como o prazo de retorno do abastecimento.

A Lei entrará em vigor no prazo de 30 dias após a data de sua publicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...