terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

PREFEITURA DE VARGINHA VAI GERAR ENERGIA PARA TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS


A Secretaria Municipal de Educação de Varginha, no Sul de Minas, realizou investimentos na ordem de R$3,9 milhões para implantar a energia fotovoltaica em 25 escolas municipais e CEMEIs. Essa ação representará uma economia de aproximadamente R$75 mil ao mês no consumo de energia elétrica que, além da redução de custos financeiros, implicará em menor gasto de recursos naturais, além de cuidar da sustentabilidade. As obras de instalação de mais de 1500 módulos fotovoltaicos serão iniciadas ainda esse mês.

O sistema de energia solar fotovoltaica é sinônimo de geração de energia renovável e limpa, e será usado para abastecer as escolas e creches municipais. É um avanço para o município na utilização de tecnologias em prol da inovação sustentável e responsável.

Complementando a adoção de medidas sustentáveis para economia de energia, foram substituídos 5.500 conjuntos de iluminação, por luminárias completas de Led em todos os ambientes das escolas e CEMEIS, para uma melhoria no nível de iluminância das salas de aula, padronização e redução nos custos de manutenção.

Além de possibilitar a economia com as contas de energia dos prédios públicos, a substituição de lâmpadas e a instalação de placas solares fotovoltaicas nas escolas e CEMEIs têm um efeito pedagógico, pois a comunidade escolar vivenciará na prática o funcionamento de um sistema de geração de energia limpa, eficaz e eficiente, fortalecendo ações de sustentabilidade e preservação com o meio ambiente.

As escolas e os CEMEIs são um espaço propício para ensinar às novas gerações sobre a importância de preservar os recursos naturais e a consciência social, evidenciando que o uso inteligente dos recursos trará ganhos na eficiência energética, no aprendizado e na economia para os cofres públicos.

Nenhum comentário: