terça-feira, 22 de março de 2022

CRIAÇÃO DE VAGAS GARANTE FUNCIONAMENTO EFETIVO DA UPA 24 HORAS NO CENTRO DE POUSO ALEGRE


A Câmara Municipal de Pouso Alegre, no Sul de Minas, aprovou em única votação a criação de vagas para compor a equipe profissional da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Daísa de Paula Simões.

A contratação temporária, no quadro da Administração Direta, junto a Secretaria Municipal de Saúde, é para os cargos de: Médico Clínico Geral Responsável Técnico; Enfermeiro Responsável Técnico; Médico Clínico Geral Pronto Atendimento; Médico Pediatra Pronto Atendimento; Médico Radiologista/Ultrassonografista; Enfermeiro Pronto Atendimento; Auxiliar Administrativo Pronto Atendimento; Auxiliar de Serviços Gerais Pronto Atendimento.

A UPA 24h é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária, articulado com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar, a fim de possibilitar o melhor funcionamento da Rede de Atenção às Urgências (RAU), sendo considerada uma das portas de entrada do usuário ao atendimento em serviços de saúde.

A unidade teve suas obras concluídas no início de 2020 e passou a funcionar inicialmente como Hospital de Campanha para tratamento de casos de síndrome respiratória durante a pandemia da Covid19, objetivando concentrar em um único local os casos que podiam vir a ter relação com o contágio pelo Coronavírus.

Com o advento da vacina e a redução expressiva nos casos de Covid-19, comparados ao início da pandemia, ela já se encontra funcionando como Unidade de Pronto Atendimento — UPA, ininterruptamente por 24 horas e em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos.

O local é considerado uma Unidade de Pronto Atendimento de Porte Il, por estar localizada em um território que contem de 100.001 a 200.000 habitantes, contém 11 leitos clínicos e 03 leitos de urgência e emergência.

Com a aprovação da matéria pelos vereadores, fica criada e torna possível, a manutenção periódica de uma equipe assistencial multiprofissional com quantitativo de profissionais compatível com a necessidade de atendimento do local, trazendo resultados efetivos para o bom atendimento ao público.

Nenhum comentário: