terça-feira, 12 de abril de 2022

MINAS GERAIS É O PRIMEIRO ESTADO A INSTITUIR O 'PIB VERDE'

Aprovado em definitivo e por unanimidade, projeto do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus, busca promover o desenvolvimento sustentável em Minas

“Minas sai, mais uma vez, à frente”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PSD), ao comemorar, na última sexta-feira, dia 8, a aprovação do projeto de lei de sua autoria que institui o Produto Interno Verde de Minas Gerais (PIV-MG), o chamado PIB Verde. A matéria foi aprovada de forma definitiva, em Plenário, nesta semana, pelo voto favorável de todos os deputados estaduais.

“Minas Gerais é o primeiro Estado a instituir o PIB Verde no Brasil, uma fórmula de calcular a sustentabilidade do nosso Estado. Com isso, poderemos levar adiante uma Minas melhor, com uma natureza mais vistosa e, assim, garantir a manutenção dos nossos cursos d'água e, também, das nossas matas e florestas”, explicou o presidente da ALMG, deputado estadual Agostinho Patrus.

Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é introduzir uma metodologia complementar à do PIB — Produto Interno Bruto, indicador que mede o crescimento econômico do Estado. Trata-se de uma forma de calcular o valor monetário do capital natural de Minas para avaliar os impactos da atividade econômica sobre a natureza.

Dessa forma, ao consolidar a variável ambiental na economia mineira, o PIB Verde é capaz de colaborar para a sustentabilidade do Estado em diversas áreas de interesse público, como a assistência social, o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.

“Fico muito feliz de ter sido o autor desta lei. Quero agradecer a todos os deputados estaduais que votaram unanimemente pela sua aprovação”, agradeceu Agostinho Patrus. Para começar a valer, o projeto depende, agora, de sanção do governador do Estado.

Nenhum comentário: