quinta-feira, 6 de julho de 2023

FUNCIONÁRIO DE CARREIRA, AILTON AQUINO É O PRIMEIRO NEGRO NA DIRETORIA DO BC


Por 39 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção, o Plenário aprovou nesta terça-feira, dia 4 de julho, a indicação do economista Gabriel Muricca Galípolo para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central (MSF 27/2023). O advogado e funcionário de carreira do Banco Central (BC), Ailton de Aquino Santos, foi indicado e aprovado para a Diretoria de Fiscalização da instituição por 42 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção (MSF 28/2023).

Sabatinados e aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pela manhã, a análise pelo Plenário ficou para o período da tarde, após aprovação do requerimento de urgência. As duas indicações aprovadas serão agora comunicadas à Presidência da República, como anunciou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Os novos diretores do BC, indicados pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, irão participar do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, responsável por estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa básica de juros do país (Selic)

Ailton Aquino
O ministro da Fazenda Fernando Haddad indicou Ailton Aquino dos Santos para a Diretoria de Fiscalização do Banco Central (BC). Na autoridade monetária desde 1998, Ailton é atualmente chefe do Departamenro de Contabilidade, Orcamenro e Execução Financeira (Deafi) e já foi auditor-chefe. Será o primeiro homem negro na diretoria do BC.

Formado em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e em direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Ele possui MBA em contabilidade internacional pelo Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças; especialização em engenharia econômica de negócios pelo Fundação Visconde de Cairu; e especialização em direito público pela Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.

Gabriel Galípolo
O atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda e número dois de Fernando Haddad, Gabriel Galípolo, é o indicado por Haddad para a Diretoria de Política Monetária.

Nenhum comentário: