Pular para o conteúdo principal

CAGED JULHO: MICRO E PEQUENAS EMPRESAS GERARAM MAIS DE 90% DAS VAGAS EM MINAS GERAIS

Atividades econômicas específicas que se destacaram no mês foram cultivo de alho, construção de edifícios e serviços combinados de escritório e apoio administrativo

Levantamento do Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que, no mês de julho, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 91,2% das novas vagas criadas (10.201) no estado. O número resulta da diferença entre 148.586 admissões e 138.385 desligamentos registrados no período.

Os setores de Serviços (4.793), Comércio (2.769) e Construção Civil (2.447) tiveram destaque. Já o setor Agropecuário (2.481) apresentou redução no saldo de vagas nas MPEs. As atividades econômicas específicas que apresentaram os melhores saldos de vagas totais foram cultivo de alho (923), construção de edifícios (699) e serviços combinados de escritório e apoio administrativo (669). E as que tiveram retração foram cultivo de café (-3.386), obras de montagem industrial (-259) e ensino de idiomas (-223).

Dentre as regionais do estado, as de melhor resultado na geração de novas vagas foram Centro (6.115), Noroeste e Alto Paranaíba (1.591) e Zona da Mata e Vertentes (1.327). Já as regionais Sul (-807) e Centro-Oeste e Sudoeste (-121) registraram saldo negativo de contratações.

Entre janeiro e julho de 2024, as micro e pequenas empresas mineiras geraram 116.720 novos postos de trabalho, o dobro do número criado pelos médios e grandes negócios. Em comparação ao mês anterior, o saldo de vagas caiu 51,2%.

O que esperar da economia nos próximos meses?

“O mercado de trabalho continua apresentando bons resultados, evidenciados pela expansão contínua do número de trabalhadores formais, acompanhada pelo Caged, e pela queda nas taxas de desocupação e subocupação por insuficiência de horas trabalhadas (pessoas que trabalham e estão dispostas a trabalhar mais horas semanalmente) e do desalento (número de pessoas que gostariam de trabalhar, mas deixaram de procurar emprego). É esperado que o mercado de trabalho siga em tendência positiva ao longo dos próximos meses, porém em ritmo de crescimento menor”, destaca a analista do Sebrae Minas Bárbara Castro.

Inteligência Sebrae
O Inteligência Sebrae é um observatório de dados, estudos e pesquisas sobre pequenos negócios. Reúne diversos conteúdos socioeconômicos, setoriais e territoriais, que podem ampliar os conhecimentos e embasar a tomada de decisões. É destinado a gestores públicos, lideranças locais, entidades empresariais e todos que necessitam de informações relevantes referentes a desenvolvimento econômico e social dos territórios e dinâmica dos pequenos negócios. O site reúne conhecimentos em nível nacional, estadual, regional e municipal, sendo possível comparar, analisar e entender melhor o território.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho