Pular para o conteúdo principal

UFLA E IFMT FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS NO PARQUE TECNOLÓGICO DO ESTADO DE MATO GROSSO


Nesta terça-feira, dia 3 de setembro, foi realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a assinatura do Protocolo de Intenções entre a UFLA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT. O objetivo da parceria é a celebração de projetos conjuntos de pesquisa e inovação tecnológica na área agronômica, que deverão contribuir para o fortalecimento do Centro de Robótica do IFMT, localizado no Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso. 

A cerimônia de assinatura ocorreu na Reitoria da UFLA, com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; do pró-reitor de Pesquisa do IFMT, professor Epaminondas de Matos Magalhães, no ato representando o reitor do IFMT, professor Júlio César dos Santos; do coordenador do Centro de Robótica do IFMT, professor Alexandre dos Santos e do diretor do Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, Rafael Bello Bastos, no ato, representando o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. 

Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Pesquisa UFLA, professor Luiz Roberto Batista; o diretor de Inovação e Tecnologia, professor Paulo Henrique Leme; o diretor de Parques Tecnológicos, proferssor Antônio Chalfun Junior; o chefe do Departamento de Entomologia/ESAL/UFLA, professor Ronald Zanetti Bonetti Filho e demais membros da equipe de pesquisa. 

Na oportunidade, o professor Scolforo destacou as possibilidades de expansão da parceria para outras áreas do conhecimento, com a capacidade de a UFLA contribuir tanto na área agronômica como na área de robótica. “Não tenho dúvidas do sucesso desta parceria, no primeiro momento com projeto celebrado com o Departamento de Entomologia, coordenado pelo professor Ronald e sua equipe, pela competência e dedicação extraordinárias. Temos interesse em expandir essa parceria que todos têm a ganhar, nós vamos ensinar e aprender juntos”, pontuou.  

“Em reunião com o governador do Estado, ele sugeriu que procurássemos os melhores”, considerou Rafael Bastos, ao relatar a missão de celebrar parcerias com instituições de referência em diferentes áreas do conhecimento para a consolidação do primeiro Parque Tecnológico do Mato Grosso. 

O professor Alexandre dos Santos, que é egresso do curso de Engenharia Florestal, mestre e doutor pela UFLA, destacou a importância da parceria para amparar os projetos do Centro de Robótica voltados para tecnologia e agricultura de precisão, juntamente com outras instituições da Noruega e Portugal que já fazem parte do projeto. O acordo com a UFLA vai possibilitar, segundo ele, além das pesquisas, parcerias para a capacitação e treinamentos.   

O pró-reitor do IFMT, Epaminondas Magalhães, considerou que a parceria nasce de um projeto de desenvolvimento que vem sendo desenhado entre o IFTM e o Governo do Mato Grosso, considerando a experiência da UFLA e sua tradição em ciência e tecnologia, além de muitos servidores serem egressos da universidade. 

Como parte da cerimônia, o professor Scolforo fez uma apresentação do Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE do Estado de Minas Gerais, do qual foi o coordenador. O ZEE é um dos exemplos da capacidade da UFLA no desenvolvimento de grandes projetos, resultando em uma base organizada de informações para apoiar a gestão territorial, segundo critérios de sustentabilidade econômica, social, ecológica e ambiental. A apresentação destacou como a ciência pode fornecer dados e evidências para orientar os investimentos segundo as peculiaridades de cada região, contribuindo no planejamento das políticas públicas e das ações relacionadas à sustentabilidade. 

*Da assessoria da UFLA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...