Pular para o conteúdo principal

UFLA REALIZA CERIMÔNIA DE PESSOA DO REITOR, VICE-REITOR E EQUIPE DE GESTÃO


Na noite da sexta-feira, dia 30 de agosto, foi realizada, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a cerimônia de posse do reitor e vice-reitor, os professores José Roberto Soares Scolforo e Jackson Antônio Barbosa. Também foram apresentados os pró-reitores e demais membros da Gestão 2024-2028. Em suas falas, os professores destacaram a trajetória da Instituição, que celebra 116 anos de contínua evolução, agradeceram pela confiança a eles depositada e pediram a participação de toda a comunidade em projetos futuros para tornar a UFLA cada vez mais destacada e relevante no País e no mundo.

A cerimônia, realizada no Centro de Eventos da UFLA, reuniu a comunidade acadêmica, familiares, amigos e autoridades. Durante o evento, além do tradicional recebimento das pelerines, houve a apresentação dos membros da equipe de gestão e de diretores das unidades acadêmicas, homenagens e pronunciamentos. A solenidade foi embalada pela Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, que executou o Hino Nacional e outras composições, sob a regência do capitão Emerson Sebastião de Oliveira.

Em seu pronunciamento, o reitor, professor Scolforo, destacou a honra de ter sido escolhido pela comunidade para a sua terceira gestão e os desafios enfrentados para se alcançar os objetivos estratégicos planejados e necessários para que a UFLA mantenha a excelência conquistada ao longo de toda a sua trajetória. Ele relembrou momentos marcantes da história da Instituição e das pessoas que lutaram para a sua criação, transformação em universidade e para a consolidação como uma das melhores universidades federais do País.

“Eu convido todos vocês a participar desse momento de uma nova construção. Nós podemos e devemos avançar, com o empenho dos nossos docentes, dos técnicos administrativos, dos colaboradores e dos estudantes que são embaixadores da UFLA na sociedade. É a soma do trabalho de todos que constrói uma instituição. É preciso que as pessoas se envolvam, se engajem às causas da Universidade com amor e dedicação, porque o ensino público e de qualidade é o maior patrimônio que um país tem”, enfatizou.

O pronunciamento do reitor incluiu as dificuldades enfrentadas pela gestão para equacionar o déficit da Instituição para o ano vigente, o que exige contenção de investimentos e busca sistemática de recursos, mas, sobretudo, destacou os programas e projetos que estão sendo colocados em prática e outros planejados para envolver grande parte da comunidade universitária no próximo ano. Destacou ainda como objetivos prioritários a abertura do Hospital Universitário, a consolidação do Câmpus Paraíso e o fortalecimento dos parques tecnológicos. “Mais uma vez vamos demonstrar que temos a capacidade de transformar a UFLA em uma universidade de inovação. É tempo de dar um novo passo, para transformar a ciência e inovação gerada nesta instituição em impactos na sociedade. Vamos abraçar a causa de tornar a UFLA pujante, vamos fazer essa Universidade pulsar!”, conclamou.

No cargo de vice-reitor, em sua fala, o professor Jackson Barbosa agradeceu a todas as pessoas que confiaram à equipe de gestão o desafio de conduzir a UFLA nos próximos anos. “Nossa universidade ao longo desses 116 anos tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento científico, na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento regional e nacional. Comprometo-me a contribuir de maneira significativa para a continuidade desse legado de excelência e de compromisso com a sociedade, nossa principal missão. Em momento de rápidas transformações e desafios complexos é fundamental que estejamos unidos em torno dos valores institucionais, que são a nossa excelência acadêmica, nossa ética, diversidade e inclusão. Devemos promover um ambiente de diálogo aberto e respeitoso onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas e onde o conhecimento seja construído de forma colaborativa, que é uma característica da UFLA”, considerou.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.