DIVINÓPOLIS VENCE O PRÊMIO NACIONAL CNAS 2025 E SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programa “Porta a Porta: Conhecer, Incluir e Proteger” conquista reconhecimento nacional por fortalecer o SUAS e promover inclusão social
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), celebra mais uma grande conquista: o município foi o vencedor do Prêmio CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social Simone Albuquerque 2025, uma das mais importantes premiações do país na área de Assistência Social.A honraria reconhece experiências exitosas de municípios brasileiros que se destacam pela inovação, articulação e fortalecimento da política pública de assistência social. Divinópolis venceu na Categoria VII – Experiências de articulação entre gestão local e conselhos de assistência social para o acompanhamento, aprimoramento e fiscalização da garantia do direito à segurança de renda e aos programas sociais do governo federal, com o projeto “Porta a Porta: Conhecer, Incluir e Proteger – Ações Estratégicas Intersetoriais no âmbito do SUAS”.
Desenvolvido pela Semds em parceria com o Instituto Helena Antipoff e as Secretarias Municipais de Saúde (Semusa) e Educação (Semed), o programa promove ações intersetoriais voltadas ao atendimento direto das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. As visitas domiciliares realizadas por agentes sociais, cadastradores e assistentes sociais têm fortalecido o vínculo entre o poder público e as famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a direitos e políticas públicas.
O prêmio também reconhece o trabalho da Comissão Intersetorial do Programa Bolsa Família/Cadastro Único e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que atua como instância de controle social, acompanhando e fiscalizando as ações e serviços prestados à população.
A gerente do Cadastro Único, Sirleia Tavares, comemorou a conquista com entusiasmo. “É uma alegria imensa ver Divinópolis reconhecida como vencedora em nível nacional. Esse prêmio comprova que estamos trilhando o caminho certo ao desenvolver ações que conhecem, incluem e protegem as famílias que mais precisam. Esse resultado é fruto do esforço coletivo e da união de várias mãos: Prefeitura, secretarias parceiras, CMAS, Instituto Helena Antipoff, CRAS, CREAS e toda a equipe do Cadastro Único. É uma vitória de todos que acreditam na transformação social”, destacou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Juliana Coelho, reforçou o orgulho pela conquista e o reconhecimento do trabalho realizado no município.
“Esse prêmio é o reflexo de uma gestão comprometida com as pessoas. O Programa Porta a Porta mostra o quanto é possível transformar vidas quando o trabalho é feito com empatia, parceria e responsabilidade. Divinópolis se destaca nacionalmente porque acredita na força do coletivo e na importância de garantir dignidade e acesso a direitos para cada cidadão”, afirmou Juliana.
A entrega oficial do Prêmio CNAS Simone Albuquerque 2025 ocorrerá durante a 15ª Conferência Nacional de Assistência Social, entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Brasília (DF). O evento reunirá gestores, técnicos e representantes de todo o Brasil para celebrar as boas práticas que fortalecem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e reafirmam o compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva.
Comentários