terça-feira, 9 de junho de 2009

CARMO DA CACHOEIRA ELABORA PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

O Plano Municipal de Saneamento do município de Carmo da Cachoeira, abrangendo a sede municipal, o Distrito Industrial e o Bairro da Estação foi elaborado a partir de levantamentos de campo realizados pela Secretaria de Obras juntamente com a Secretaria de Saúde, com o apoio da equipe técnica da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), procurando-se definir critérios para implementação de políticas públicas que promovam a universalização do atendimento e a eficácia das intervenções propostas. Prevê-se a implantação de instrumentos norteadores de planejamento relativos a ações que envolvam a racionalização dos sistemas existentes, obtendo-se o maior benefício ao menor custo. Com isso, espera-se aumentar os índices de satisfação da população e contribuir para a redução das desigualdades sociais existentes na região.


Na priorização das ações foram consideradas a otimização na aplicação dos recursos e a necessidade de responder ao desafio de oferecer um serviço público de qualidade. A sede do município possui uma população estimada em 9.534 mil habitantes, sendo o índice de atendimento de 98,01% em relação ao abastecimento de água. As principais atividades econômicas são a agropecuária (café e leite) e há uma tendência de crescimento na direção sudeste, com uma pequena tendência para a direção nordeste. A captação de água é do típo superficial, com tomada de água em barragem de nível localizada às margens do Ribeirão do Carmo (foto).

Os dados obtidos junto Secretaria Municipal de Saúde foram essenciais para a análise objetiva da situação sanitária local, assim como para a tomada de decisões e para a programação das ações de saneamento básico. A busca de medidas do estado de saúde da população reflete a preocupação da Prefeitura com a situação local, principalmente no que se refere ao acesso a serviços, às condições de vida e aos fatores ambientais.

Nenhum comentário: