Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE PARTICIPA DE ENCONTRO DAS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS EM FLORIANÓPOLIS


O deputado estadual e secretário geral do PSDB de Minas Gerais, Lafayette Andrada (PSDB), e o presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho (PP), participaram do VIII Encontro do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas, em Florianópolis, Santa Catarina. O objetivo foi fortalecer o Poder Legislativo estadual, ampliando as competências e o intercâmbio de experiências bem sucedidas no âmbito dos diversos parlamentos. Para o deputado Lafayette Andrada, o encontro foi de suma relevância para o bom desempenho da Casa. “Permitir mais autonomia para as assembleias e manter uma interatividade com a sociedade são ações muito importantes para que o trabalho dos parlamentares surta realmente efeito junto à comunidade. Assim trabalhamos com eficácia, ética e mais transparência”, explica o deputado.

 Outro ponto também discutido no evento foi a aprovação de quatro Propostas de Emenda à Constituição Federal (PECs) para a ampliação das competências das Assembleias Legislativas. De acordo com o presidente da Assembleia de Minas e atual presidente do Colegiado, Alberto Pinto Coelho, esta é uma iniciativa inédita na história e “vai permitir o aprimoramento da República, além da defesa e valorização do Poder Legislativo”.  Conforme expõem os deputados, o Colegiado vem buscando a plenitude democrática pela integração entre os diversos entes federativos. “O trabalho é para que a autonomia, que lhes é constitucionalmente assegurada, não se confunda com isolamento”, afirma Alberto Pinto Coelho. Entre palestras e debates, temas de destaque no cenário político foram discutidos à exaustão, como “A importância das novas mídias e da interatividade entre o Parlamento e a sociedade”, apresentação feita pelo professor e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Caio Túlio Costa.

Com larga experiência profissional na área, ele falou sobre o desenvolvimento de novas mídias e embasamento científico da comunicação social, características técnicas e premissas éticas necessárias na aplicação e uso dos novos instrumentos de divulgação. Outro ponto alto do encontro foi a apresentação do diretor do Departamento de Outorgas da Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Carlos Alberto Freire Resende, que ponderou, ao Colegiado, sobre "Concessão de outorgas de televisão para as Assembleias Legislativas". Ao final do encontro, foi eleita a nova diretoria do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas para o biênio 2010/2011, quando foi empossado o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Domingos Filho (PMDB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.