O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) visitou, nesta quarta-feira, 12, a nova sede do Núcleo de Prevenção à Criminalidade do bairro Palmital, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Acompanhado do secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), da gestora social dos Núcleos de Prevenção à Criminalidade de Santa Luzia, Marice Ceres, e de representantes das forças de segurança do Estado, o governador destacou os resultados positivos gerados pelo Fica Vivo!, implementado em 2005.
O núcleo funciona no bairro desde 2005 e abriga uma unidade do programa de controle de homicídios Fica Vivo! e outra do programa Mediação de Conflitos, responsáveis pela redução dos índices de criminalidade na região que, até o ano 2000, era considerada uma das áreas mais violentas da RMBH. Após a implantação do núcleo, de 2006 a 2010, houve uma redução de 58,5% nos crimes violentos e 53,1% dos homicídios na região do Palmital.
Antonio Anastasia adiantou que a determinação repassada à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) é para expandir os Núcleos de Prevenção à Criminalidade para as demais cidades da RMBH e também no interior do Estado. Atualmente, existem 38 núcleos no Estado, onde foram realizados 95 mil atendimentos jurídico-sociais extrajudiciais e casos de conflitos, por meio do programa Mediação de Conflitos e 64 mil atendimentos a jovens do Fica Vivo!. Também fazem parte dos núcleos os programas Central de Penas Alternativas e Reintegração Social do Egresso do Sistema Prisional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário