Pular para o conteúdo principal

UAITEC CHEGA A LAVRAS

Vice-reitora da Ufla, Édila Vilela Resende com o prefeito Marcos Cherem
Uma das principais preocupações do Governo Municipal é a educação de qualidade e a formação educacional e profissional dos cidadãos acessível a todos. Para isso, estão empenhados todos os esforços em trazer para Lavras, no Sul de Minas, o que há de melhor em tecnologia na Educação.

Além de toda a estrutura da Universidade Federal de Lavras (Ufla), que agora se coloca ainda mais à disposição da comunidade, o Governo de Lavras, através da Secretaria de Planejamento e Assessoria de Desenvolvimento Econômico, traz para Lavras um polo Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC).

Inicialmente a UAITEC Lavras irá oferecer cursos técnicos a distância, mas o objetivo é oferecer também cursos de graduação. Para isso será aproveitada a estrutura do Centro Vocacional Tecnológico – CVT.

É a evolução do CVT, pois agora em Lavras, assim como em outros municípios mineiros, os CVTs passarão a ser polos UAITEC, o que vai ampliar significativamente a oferta de Educação a Distância em Minas e no País.

UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais é um projeto do governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), que objetiva permitir o acesso ao ensino a uma maior parcela dos mineiros e brasileiros, resultando na promoção da sua qualificação profissional e na expansão da geração de renda e riqueza.

Para formalizar a instalação da UAITEC em Lavras, através da parceria entre Governo de Lavras, Ufla (Universidade Federal de Lavras) e Governo de Minas, estiveram reunidos no gabinete do prefeito Marcos Cherem, a Vice-reitora da Ufla, Édila Vilela Von Pinho; a coordenadora do curso Sistemas de Informação, Ana Paula Piovesan Melchiori; o chefe do departamento de Ciência da Computação, Joaquim Quinteiro Uchôa; o coordenador de Educação a Distância, Ronei Ximenes Martins; o subchefe do departamento de Ciência da Computação, Eric Fernandes; o Assessor de Desenvolvimento Econômico, Hélio Teixeira; e a Secretária de Planejamento, Daniela Meireles Andrade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...