A Secretaria de Saúde e o Ambulatório de Saúde Mental, realizou o evento de lançamento e apresentação do “Cartão Aliança pela Vida” no município de Nepomuceno, no Sul de Minas. Profissionais de saúde e autoridades públicas, entre elas o prefeito Marcos Memento (PT), participaram do evento realizado no Auditório da Casa da Cultura.
Na oportunidade, os presentes ao encontro foram agraciados com a palestra “Cartão Aliança: Critérios e Desafios para sua Implantação no Município”, ministrada por Reinaldo Mendes Ribeiro e Adelina Nunes, representantes da equipe técnica da Coordenação Estadual de Saúde Mental. Eles explicaram sobre a importância do cartão e os seus benefícios.
O Cartão é parte do Programa Aliança pela Vida da Coordenadoria Estadual de Saúde Mental e da Subsecretaria de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas e será utilizado para encaminhar os dependentes químicos que desejam o tratamento às comunidades terapêuticas cadastradas no programa.
“Eles serão direcionados às comunidades terapêuticas de forma voluntária. A internação é apenas uma das etapas de recuperação do dependente químico. Após esse período, o tratamento continua no ambulatório, em que eles poderão participar, juntamente com suas famílias, do Programa de Prevenção à Recaída e de grupos que promovem habilidades sociais e terapias motivacionais”, esclareceu Claudia Maria de Cristo, presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas (Comad) e coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental.
As comunidades terapêuticas devidamente conveniadas e credenciadas recebem os pacientes e uma ajuda de custo no valor de 900 reais mensais. O paciente fica internado por até três meses, podendo ser prorrogado até atingir seis meses.
Para fazer uso do cartão, o dependente químico precisa ser cadastrado no Programa no Ambulatório de Saúde Mental e realizar avaliação clínica, psiquiátrica e odontológica que são exigidas pelo programa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3861-3791.
Nenhum comentário:
Postar um comentário