Pular para o conteúdo principal

INSTITUIÇÕES DE ENSINO FAZEM BALANÇO DE PARCERIA

Diretor do Inatel, professor Marcelo Marques, abriu a reunião entre instituições parceiras
Representantes de cinco instituições de ensino e pesquisa do Sul de Minas Gerais se reuniram no Inatel na sexta-feira, dia 12 de dezembro, para falar sobre a parceria acadêmica institucional que envolve o próprio Instituto Nacional de Telecomunicações, a Universidade Vale do Sapucaí (Univás), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O encontro apresentou um balanço sobre o trabalho já realizado este ano e a estrutura prevista para 2015.


A parceria entre as instituições de ensino foi firmada em novembro de 2013, quando houve a assinatura de um protocolo com o comprometimento de atuarem juntas em benefício da região. Desde então, pelo menos oito projetos foram iniciados.

Com a Unifal são quatro projetos em andamento – jogos para reabilitação, dispositivo para medição de força aplicada, software marcador molecular e sistema de prontuário eletrônico unificado. A vice-reitora da Unifal, professora Magali Benjamin de Araújo, destaca a união entre a área da saúde e da tecnologia, pois os projetos atendem à demanda dos cursos de enfermagem, fisioterapia e análises clínicas da universidade. "O ganho com essa parceria é imensurável para a sociedade já que os benefícios serão revertidos no atendimento em saúde", diz a professora.

Com o IF Sul de Minas são outros dois projetos – sistema de auxílio a bibliotecas para deficientes visuais e espectroradiômetro. Para o pró-reitor de desenvolvimento institucional, professor Sergio Pedini, o avanço da parceria entre as instituições é uma grande conquista para a região. "O grande mérito dessa parceria é a evolução dela. Já tem resultados, projetos iniciais, mas importantes e conjuntos, que podem resultar em um arranjo institucional do sul de Minas. As instituições que hoje participam perceberam a importância. E o Inatel tem o mérito de ser o promotor dessa parceria. O que nos une é o compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região", disse.

Os outros dois projetos são desenvolvidos entre o Inatel e a Univás e entre o Inatel e a Unifei. Para o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, "os resultados iniciais desta rede, formada por importantes instituições do sul de Minas Gerais, já podem ser medidos pela maior interação entre os pesquisadores das instituições e, muito em breve, começarão a ser repassados para a sociedade, concretizando o objetivo maior que é o de apoiar o desenvolvimento regional".

O vice-reitor da Unifei, professor Paulo Sizuo Waki, ressaltou a importância dessa união para a otimização de recursos e também para colocar a região em maior evidencia no cenário nacional.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...