Pular para o conteúdo principal

PREMIADOS OS PARTICIPANTES DA PRIMEIRA OLIMPÍADA TRESPONTANA DE MATEMÁTICA E CONCURSO DE POESIAS


Foi realizada no último sábado, 25, no Anfiteatro da Cocatrel em Três Pontas, no Sul de Minas, a cerimônia de premiação da I Olimpíada Trespontana de Matemática (OTM) e do I Concurso de Poesias. A abertura ficou por conta do músico Tom Cesário, que encantou o público com seus ritmos variados. 

O evento promovido pelo Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi marcado pela alta qualidade dos trabalhos realizados pelos estudantes.


A Olimpíada Trespontana de Matemática visou estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da rede básica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio e o aperfeiçoamento dos professores, além de identificar jovens talentos na Matemática e aproximar a UFLA das escolas da cidade de Três Pontas.


O Concurso de Poesia teve como Comissão Julgadora os professores da UFLA: Celso Vallin, do Departamento de Educação e Olga Lucia Mondragon Bernal, do Departamento de Ciências dos Alimentos; os estudantes de Letras na UFLA: Christian Antônio de Souza Sales, Silmara Santos e Greicielle dos Santos e o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Tiago Henrique da Silva; além do assistente em administração e graduando em Direito pela UFLA Cristian Maciel dos Santos Ramos, da coordenadora de Cerimonial da UFLA Maísa Lima e do jornalista Sebastião Filho.


Foram agraciados: 39 medalhistas em Poesia; 17 medalhistas em Matemática; além de menções honrosas para professores. Participaram da premiação alunos das escolas:  E.E. Prefeito Jacy Junqueira Gazola, E. E. Presidente Tancredo Neves, E. E. Monsenhor João Batista da Silveira, E. E. Professora Marieta Castro, E.E. Estadual Deputado Teodósio Bandeira, Cootec Instituição de Ensino, Escola Coração de Jesus e Escola Municipal José Vieira Mendonça.

A professora do  Departamento de Ciências Exatas (DEX), Andréia da Silva Coutinho, presidente da OTM representou o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, e o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), professor João José Granate de Sá e Melo Marques. Também estiveram presentes o professor Celso Vallin (DED), coordenador do Concurso de Poesias, e os professores Antônio Marcos Ferreira da Silva e Helvécio Geovani Fargnoli Filho, do DEX. 

A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito de Três Pontas, Luiz Roberto Laurindo Dias, do secretário municipal de educação, Paulo Vitor da Silva, de representantes da comissão de organização do evento, da comissão julgadora do Concurso de Poesia e de membros da comunidade escolar.

A competição abrangeu  alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Três Pontas com o apoio  da Proec; da Associação de Atletismo de Três Pontas (AATP); do Centro Acadêmico de Licenciatura em Letras; Centro Acadêmico de Licenciatura em Matemática; dos Departamentos de Educação, Ciências Humanas, e Ciências Exatas; da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc); da Academia Brasileira de Letras; dos Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras; da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação de Três Pontas; da Diretoria Regional de Educação de Varginha; da Editora UFLA, e parceiros empresariais. 

Como projeto de Extensão em Educação, a I Olimpíada Trespontana de Matemática e Concurso de Poesias de Três Pontas foi apresentada durante a programação do XII CONEX – Congresso de Extensão, realizado na UFLA, pelos representantes da comissão de organização, Tiago Henrique da Silva e Lucas Fré Campos.

A classificação final pode ser acessada no site: http://www.dex.ufla.br/olm/trespontas.html.

com assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...