Foi realizada no último sábado, 25, no Anfiteatro da Cocatrel em Três Pontas, no Sul de Minas, a cerimônia de premiação da I Olimpíada Trespontana de Matemática (OTM) e do I Concurso de Poesias. A abertura ficou por conta do músico Tom Cesário, que encantou o público com seus ritmos variados.
O evento promovido pelo Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi marcado pela alta qualidade dos trabalhos realizados pelos estudantes.
A Olimpíada Trespontana de Matemática visou estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da rede básica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio e o aperfeiçoamento dos professores, além de identificar jovens talentos na Matemática e aproximar a UFLA das escolas da cidade de Três Pontas.
O Concurso de Poesia teve como Comissão Julgadora os professores da UFLA: Celso Vallin, do Departamento de Educação e Olga Lucia Mondragon Bernal, do Departamento de Ciências dos Alimentos; os estudantes de Letras na UFLA: Christian Antônio de Souza Sales, Silmara Santos e Greicielle dos Santos e o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Tiago Henrique da Silva; além do assistente em administração e graduando em Direito pela UFLA Cristian Maciel dos Santos Ramos, da coordenadora de Cerimonial da UFLA Maísa Lima e do jornalista Sebastião Filho.
Foram agraciados: 39 medalhistas em Poesia; 17 medalhistas em Matemática; além de menções honrosas para professores. Participaram da premiação alunos das escolas: E.E. Prefeito Jacy Junqueira Gazola, E. E. Presidente Tancredo Neves, E. E. Monsenhor João Batista da Silveira, E. E. Professora Marieta Castro, E.E. Estadual Deputado Teodósio Bandeira, Cootec Instituição de Ensino, Escola Coração de Jesus e Escola Municipal José Vieira Mendonça.
A professora do Departamento de Ciências Exatas (DEX), Andréia da Silva Coutinho, presidente da OTM representou o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, e o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), professor João José Granate de Sá e Melo Marques. Também estiveram presentes o professor Celso Vallin (DED), coordenador do Concurso de Poesias, e os professores Antônio Marcos Ferreira da Silva e Helvécio Geovani Fargnoli Filho, do DEX.
A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito de Três Pontas, Luiz Roberto Laurindo Dias, do secretário municipal de educação, Paulo Vitor da Silva, de representantes da comissão de organização do evento, da comissão julgadora do Concurso de Poesia e de membros da comunidade escolar.
A competição abrangeu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Três Pontas com o apoio da Proec; da Associação de Atletismo de Três Pontas (AATP); do Centro Acadêmico de Licenciatura em Letras; Centro Acadêmico de Licenciatura em Matemática; dos Departamentos de Educação, Ciências Humanas, e Ciências Exatas; da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc); da Academia Brasileira de Letras; dos Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras; da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação de Três Pontas; da Diretoria Regional de Educação de Varginha; da Editora UFLA, e parceiros empresariais.
Como projeto de Extensão em Educação, a I Olimpíada Trespontana de Matemática e Concurso de Poesias de Três Pontas foi apresentada durante a programação do XII CONEX – Congresso de Extensão, realizado na UFLA, pelos representantes da comissão de organização, Tiago Henrique da Silva e Lucas Fré Campos.
A classificação final pode ser acessada no site: http://www.dex.ufla.br/olm/trespontas.html.
com assessoria da UFLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário