Pular para o conteúdo principal

PREMIADOS OS PARTICIPANTES DA PRIMEIRA OLIMPÍADA TRESPONTANA DE MATEMÁTICA E CONCURSO DE POESIAS


Foi realizada no último sábado, 25, no Anfiteatro da Cocatrel em Três Pontas, no Sul de Minas, a cerimônia de premiação da I Olimpíada Trespontana de Matemática (OTM) e do I Concurso de Poesias. A abertura ficou por conta do músico Tom Cesário, que encantou o público com seus ritmos variados. 

O evento promovido pelo Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi marcado pela alta qualidade dos trabalhos realizados pelos estudantes.


A Olimpíada Trespontana de Matemática visou estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da rede básica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio e o aperfeiçoamento dos professores, além de identificar jovens talentos na Matemática e aproximar a UFLA das escolas da cidade de Três Pontas.


O Concurso de Poesia teve como Comissão Julgadora os professores da UFLA: Celso Vallin, do Departamento de Educação e Olga Lucia Mondragon Bernal, do Departamento de Ciências dos Alimentos; os estudantes de Letras na UFLA: Christian Antônio de Souza Sales, Silmara Santos e Greicielle dos Santos e o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Tiago Henrique da Silva; além do assistente em administração e graduando em Direito pela UFLA Cristian Maciel dos Santos Ramos, da coordenadora de Cerimonial da UFLA Maísa Lima e do jornalista Sebastião Filho.


Foram agraciados: 39 medalhistas em Poesia; 17 medalhistas em Matemática; além de menções honrosas para professores. Participaram da premiação alunos das escolas:  E.E. Prefeito Jacy Junqueira Gazola, E. E. Presidente Tancredo Neves, E. E. Monsenhor João Batista da Silveira, E. E. Professora Marieta Castro, E.E. Estadual Deputado Teodósio Bandeira, Cootec Instituição de Ensino, Escola Coração de Jesus e Escola Municipal José Vieira Mendonça.

A professora do  Departamento de Ciências Exatas (DEX), Andréia da Silva Coutinho, presidente da OTM representou o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, e o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), professor João José Granate de Sá e Melo Marques. Também estiveram presentes o professor Celso Vallin (DED), coordenador do Concurso de Poesias, e os professores Antônio Marcos Ferreira da Silva e Helvécio Geovani Fargnoli Filho, do DEX. 

A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito de Três Pontas, Luiz Roberto Laurindo Dias, do secretário municipal de educação, Paulo Vitor da Silva, de representantes da comissão de organização do evento, da comissão julgadora do Concurso de Poesia e de membros da comunidade escolar.

A competição abrangeu  alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Três Pontas com o apoio  da Proec; da Associação de Atletismo de Três Pontas (AATP); do Centro Acadêmico de Licenciatura em Letras; Centro Acadêmico de Licenciatura em Matemática; dos Departamentos de Educação, Ciências Humanas, e Ciências Exatas; da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc); da Academia Brasileira de Letras; dos Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras; da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação de Três Pontas; da Diretoria Regional de Educação de Varginha; da Editora UFLA, e parceiros empresariais. 

Como projeto de Extensão em Educação, a I Olimpíada Trespontana de Matemática e Concurso de Poesias de Três Pontas foi apresentada durante a programação do XII CONEX – Congresso de Extensão, realizado na UFLA, pelos representantes da comissão de organização, Tiago Henrique da Silva e Lucas Fré Campos.

A classificação final pode ser acessada no site: http://www.dex.ufla.br/olm/trespontas.html.

com assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho